Cerimônia aconteceu hoje, 20 de março, de maneira virtual. Duas empresas conquistaram o Ouro

(clique aqui para saber mais de cada organização reconhecida)

Na tarde de hoje, aconteceu a cerimônia do Melhores em Gestão®, virtualmente, pela plataforma Zoom, quando foram divulgadas as organizações reconhecidas no ciclo 2023.

Doze empresas estão no rol das contempladas e celebraram, com a FNQ, esse momento tão importante e especial para todos aqueles que têm foco na busca constante da gestão voltada para a excelência.

Mudança – o Melhores em Gestão® surgiu no fim de 2016, a partir do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) com o propósito de se transformar, ao longo dos anos, em um ranking das melhores empresas em gestão do Brasil.

À medida em que novas organizações conhecem a importância do modelo e participam do processo de avaliação e reconhecimento, passamos a ter candidatas de diferentes portes, setores e regiões.

Pensando nisso, já estava prevista a possibilidade de diferentes formas de estratificação na lista de reconhecidas.

E, neste ciclo, assim como aconteceu no ciclo de 2022, houve a participação de médias e pequenas empresas, sendo duas de porte médio reconhecidas nessa edição.

Por isso, optou-se por categorizá-las, considerando que o critério de pontuação mínima para empresas de médio e pequeno porte é diferente, não desmerecendo, por isso, a conquista de cada uma delas.

Trata-se tão somente da adequação dos critérios de reconhecimento de acordo com o perfil das organizações participantes.

Sendo assim, a lista do Melhores em Gestão® 2023 apresenta três formas possíveis de reconhecimento – ouro, prata e bronze, divididas em grandes empresas e médias empresas.

São elas:

Categoria OURO – grandes empresas

Neoenergia Cosern

Neoenergia Elektro

Categoria PRATA – grandes empresas

CPFL Piratininga

CPFL Santa Cruz

Neoenergia Pernambuco

Senac RS

Categoria BRONZE – grandes empresas

CPFL Paulista

Irani

Neoenergia Coelba

RGE

Categoria PRATA – médias empresas

• Sebrae PR

Categoria BRONZE – médias empresas

SESC MS

O Melhores em Gestão® é realizado desde 2016 e o ciclo de 2023 é o primeiro a contemplar duas organizações na maior categoria do reconhecimento, a OURO!

A Neoenergia Cosern recebe seu segundo OURO no Melhores em Gestão®. A primeira vez aconteceu no ciclo de 2021. Contando 2023, a organização já participou de 11 ciclos de reconhecimentos da FNQ – entre o Prêmio Nacional da Qualidade® e o Melhores em Gestão®.

A Neoenergia Elektro tem nove ciclos de participação em seu histórico – entre o Prêmio Nacional da Qualidade® e o Melhores em Gestão®, sendo seu primeiro OURO nessa edição.

O evento – a cerimônia foi aberta pelo presidente do Conselho Curador da FNQ, Marcelo Pruano, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do Melhores em Gestão®.

Na sequência, o presidente executivo da FNQ, Ronald Dauscha, mestre de cerimônia do evento, fez uma breve apresentação sobre a Fundação e falou sobre a importância da aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) pelas organizações e da nova edição do modelo da FNQ, a 22ª – lançada neste mês.

Avaliadores – assim como acontece em todos os anos, a FNQ prestou homenagem aos avaliadores voluntários que participaram do ciclo 2022, destacando aqueles que completaram 5, 10, 15, 20  e 25 anos anos de atuação em reconhecimentos da Fundação.

Os homenageados da tarde foram:

  • LUIS FERNANDO CASSINELLI – cinco ciclos de atuação;
  • BASÍLIO VASCONCELOS DAGNINO – dez ciclos de atuação;
  • JEFERSON ROBERTO LIMA PEREIRA – 15 ciclos de atuação;
  • MAGALI DE MELO RIBEIRO VERNES – 20 ciclos de atuação;
  • SERGIO SCHAUMLOEFFELL – 20 ciclos de atuação;
  • CESARINO CARVALHO JUNIOR – 25 ciclos de atuação.

Cerimônia – logo depois da homenagem aos avaliadores, foi a hora de começar a divulgar as empresas reconhecidas e, também, em que categoria foram contempladas, informação revelada apenas no evento.

Os representantes de cada organização tiveram direito a um breve discurso para falar da conquista e da importância da aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).

Confira quem participou da cerimônia, representando as empresas:

Neoenergia Cosern – diretora-presidente, Fabiana Carvalho Lopes;

Neoenergia Elektro – diretor-presidente, Antonio Sergio Casanova;

CPFL Piratininga – diretor-presidente, Carlos Zamboni Neto;

Neoenergia Pernambuco – diretor-presidente, Saulo Cabral e Silva;

Senac RS – diretora regional, Sandra Regina Casarotto Lindorfer;

CPFL Paulista – diretor-presidente, Roberto Sartori;

Irani – diretor-presidente, Sergio Luiz Cotrim Ribas;

Neoenergia Coelba – diretor-presidente, Thiago Freire Guth;

RGE – diretor-presidente, Marco Antonio Villela;

Sebrae PR – diretor-superintendente, Vitor Roberto Tioqueta;

SESC MS – diretora regional, Regina Ferro.

Na sequência da entrega dos troféus aos ganhadores da tarde, Ronald Dauscha apresentou a nova coordenadora do processo do Melhores em Gestão®, Caterine Berganton, que falou sobre a abertura do ciclo 2024 do Melhores em Gestão®, que traz novidades por ser um ciclo de transição do MEG 21 para o MEG 22. O regulamento estará no site da FNQ em abril. Acesse: https://fnq.org.br/premio-melhores-em-gestao

No final da cerimônia, o presidente executivo da FNQ apresentou, ainda, as duas novas publicações: o MEG e o Instrumento de Maturidade da Gestão em sua 22ª edição.

Para saber mais sobre os cursos atualizados no MEG 22, envie e-mail para [email protected] ou mande WhatsApp para (11) 5509-7737.