Por Ronald Dauscha – presidente executivo da FNQ
Há 33 anos, a FNQ embarcou em uma missão audaciosa: transformar a maneira como as organizações são geridas e como geram valor para a sociedade. E hoje, 11 de outubro, celebramos mais um aniversário da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), um marco não apenas para a organização, mas, também, para a evolução da gestão no Brasil.
Ao longo dessas três décadas, a FNQ tornou-se uma referência em qualidade e gestão, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, do País: consolidamos um Modelo de Excelência em Gestão que não apenas sobreviveu ao tempo, mas também se tornou um guia para as organizações em busca da melhoria contínua e da excelência em sua gestão.
A FNQ, desde sua fundação, tem sido uma defensora incansável da qualidade, com uma abordagem de gestão e essa missão está alicerçada na crença de que a qualidade é a base de tudo.
A qualidade não surge do acaso: ela é fruto de normas bem estabelecidas e modelos de referência que guiam as organizações. As normas, como as da ABNT e ISO, já ofereciam um caminho claro para a implementação de práticas de gestão que visavam à melhoria contínua e à satisfação do cliente. Elas foram fundamentais para garantir que as empresas atingissem padrões de qualidade e eficiência mais altos. Só depois, começou-se a falar no termo gestão.
Em 1992, a FNQ desenvolveu um modelo de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que orientava as organizações na implementação de práticas de gestão que atendiam às normas de qualidade, como as da ISO 9001. O SGQ ajudou muitas empresas a estruturarem suas atividades e seus processos para alcançarem melhores resultados.
Concomitantemente, também idealizou o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que passou a reconhecer organizações que se destacavam em práticas de excelência em gestão, sendo um dos prêmios mais prestigiados do Brasil e contribuiu para a disseminação de boas práticas em diversas empresas e setores.
Além do PNQ, a FNQ também implementou prêmios setoriais e específicos, como o Prêmio de Qualidade do Serviço Público, ABRADEE, PDGC, SOMOSCOOP, MPE Brasil, Sala do Empreendedor, entre outros. Posteriormente, e ativo até hoje, a FNQ migrou para o reconhecimento Melhores em Gestão®, agora, com um foco especificamente em Gestão.
Durante sua trajetória, em uma mudança estratégica, a FNQ introduziu o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – um modelo de referência que passou a impactar, positivamente, a gestão das empresas, ao proporcionar uma visão holística das práticas de gestão e promover a integração entre todos os setores da organização. Isso é especialmente importante em um contexto em que a colaboração e o envolvimento de todos os atores passaram a ser vitais para o sucesso de qualquer iniciativa, aliado a uma miríade de processos, inicialmente soltos, desconexos, replicados e sem representar uma verdadeira cadeia de valor.
O MEG, ao longo dos anos, tornou-se um referencial para muitas organizações, passou a oferecer inúmeras referências práticas, inspirando uma cultura de melhoria contínua, essencial para o crescimento sustentável.
Como forma de expandir todo conhecimento, a FNQ mantém parcerias com diversos programas estaduais de Excelência em Gestão – antigamente chamados de Rede QPC, que atuam como braço estendido da Fundação na disseminação de todo o portfólio da entidade, ampliando seu trabalho, levando a qualidade na gestão para os quatro cantos do País, totalmente alinhados ao MEG. Atualmente, atuamos com Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e, em breve, Pernambuco.
Nessas mais de três décadas, a FNQ lançou uma série de publicações que abordaram temas relevantes em gestão e qualidade. Além disso, promoveu cursos, seminários e workshops que capacitaram milhares de profissionais e líderes em todo o Brasil.
A FNQ também incentivou a inovação por meio de iniciativas como o “Fórum Nacional de Inovação”, que reuniu especialistas e diversas organizações para discutir e promover práticas inovadoras de gestão e temas estratégicos, que transformaram o ambiente de negócios no País.
Atualmente, a FNQ realiza, anualmente, o Congresso de Excelência da Gestão (CEG), onde são discutidos tendências, desafios e inovações em gestão, reunindo especialistas, líderes e profissionais do setor.
A Fundação também estreitou vínculos com diversas instituições, como universidades e associações de classe, para fomentar a pesquisa e a troca de conhecimentos sobre qualidade e gestão, que levou a FNQ ter sido reconhecida por organizações internacionais, como o Global Excellence Model (GEM), que valoriza os esforços da Fundação em promover a excelência em gestão em nível global.
Em suma, o papel da FNQ, ao longo de seus 33 anos de história, é um testemunho de como a gestão e a qualidade estão intrinsecamente ligadas. Não apenas promove conceitos de qualidade, mas, também, incentiva uma mudança cultural em que a gestão é uma prioridade. À medida em que celebramos mais esse aniversário, é essencial refletir sobre os avanços que foram feitos e o caminho que ainda precisamos trilhar.
Hoje, ao celebrarmos essa trajetória, renovamos nosso compromisso de continuar guiando as organizações e seus líderes rumo à uma gestão para resultados.