Gerenciamento do Negócio

Resumo

A identificação dos processos da CEMAR está estabelecida por meio de três macro-etapas.
A 1ª etapa compreende o levantamento da cadeia de valores definindo os macro-processos do negócio e os macro-processos de suporte.
A 2ª etapa abrange o mapeamento de cada processo.
A 3ª etapa inclui a aplicação da Matriz de Risco, que classifica os processos quanto à relevância e quanto à probabilidade, considerando variáveis que apuram de forma integrada os fatores de Impacto (materialidade, magnitude, grau de dependência em relação a outros processos), o atendimento aos requisitos legais e os aspectos relacionados ao comprometimento da imagem interna e externa.
Com base na Matriz de Risco, a Diretoria define os processos críticos prioritários a serem redesenhados, práticas essas que culminam em normalizações e atualizações de forma sistematizada e propiciam uma gestão que tem fundamentação no pensamento sistêmico.
O gerenciamento dos processos principais e de apoio é realizado pelo acompanhamento das rotinas, gestão dos indicadores de desempenho, métodos de redesenho de processos e ferramentas da qualidade. Os desvios são tratados pelo Relatório de Três Gerações (R3G), por meio da análise dos resultados de auditorias e de áreas afins, na busca de melhorias.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post