Programa de Educação Financeira – Sonhos Reais

Resumo

O Programa Serasa Experian Educação Financeira – “Sonhos Reais” – visa usar a expertise da empresa em informação de crédito para desenvolver uma cultura de educação financeira voltada para a comunidade, beneficiando pais, alunos e professores da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.

Para a realização da prática é realizada a capacitação de voluntários da Serasa Experian de diversas áreas, que manifestam interesse e se inscrevem através do Portal de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian, para participar do programa e para atuarem como multiplicadores em Educação Financeira, ajudando a transformar sonhos em realidade.

Durante todo o período de capacitação, contamos com a consultoria de Cássia D´Aquino, educadora com especialização em educação infantil, bacharel em História, com pós-graduação em Ciências Políticas, (ambos pela UFMG), Cássia D’Aquino é autora de artigos e livros sobre Educação Financeira e representante do Brasil no Global Financial Education Program, iniciativa voltada ao desenvolvimento da educação financeira da população de baixa renda em todo o mundo.

Ao todo são realizadas 80 horas de capacitação, que abordam os seguintes temas:

– Orçamento

– Poupança

– Gerenciamento de Dívidas

– Serviços bancários

– Negociações Financeiras

– Família e Dinheiro – Pais

– Educação Financeira na escola – professores

Ao térimo da capacitação é entregue o certificado do programa de formação de voluntários do Programa Sonhos Reais

Após a capacitação, o voluntário irá atuar, diretamente com a comunidade disseminando o conhecimento adquirido

A escolha das escolas é feita por mapeamento da abrangência. Elegemos a região Sul 1 – um raio de até 10 quilômetros de distância da Sede Serasa Experian. Toda logística de divulgação e inscrição é realizada por eles.
Uma vez que a divulgação atingiu todos os canais disponíveis, os interessados preenchem uma ficha de interesse para participar do programa, no qual o critério de seleção é efetuado através da ordem da inscrição.
Até o momento, foram capacitados 32 profissionais da Serasa Experian, em duas turmas do programa.

O trabalho do voluntário visa:
o Disseminar a cultura da educação financeira, auxiliando professores, funcionários do sistema educacional, pais e familiares a terem uma vida financeira saudável, evitando a inadimplência e estimulando o empreendedorismo.

o Atuar em eventos, seminários, workshops e dias temáticos.

 

A expansão do projeto
Visando o aprimoramento e a expansão do projeto e com base nas informações do Guia de Orientação ao Consumidor – Saiba como sair da Inadimplência e garantir seu futuro, implantaremos um formato de e-learning que abrangerá todo o Brasil, atendendo a expectativa de funcionários interessados em compartilhar o conhecimento sobre o negócio da Serasa Experian.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post