Qualificação de Colaboradores Terceirizados – Projeto Travessia.

Resumo

Com a criação pelo Ministério do Trabalho da NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade em dezembro de 2004, as empresas que trabalham com serviços de eletricidade passaram a ter fiscalizações e sanções mais rigorosas. A CELPE, além de se preocupar com seus empregados próprios, preocupou-se em conscientizar suas empresas prestadoras de serviço para a importância da capacitação/ qualificação dos seus empregados e, consequentemente, o cumprimento da Legislação.

Através do Departamento de Gestão de Contratos Terceirizados da CELPE, foi feita uma auditoria no nível de capacitação e/ou qualificação dos colaboradores terceiros que atuam no Sistema Elétrico de Potência – SEP, e, a partir daí, elaborou-se um Pré-Projeto de Qualificação Modular em maio de 2007.

O projeto teve como objetivo qualificar cerca de 2500 colaboradores terceiros que trabalham no SEP nos serviços de Corte e Religação, Ligação Nova, Manutenção e Construção.
 
A qualificação implantada pela CELPE foi modulada em treinamentos de Eletricidade Básica e capacitações específicas nas áreas de atuação das atividades citadas anteriormente. O objetivo disso foi facilitar e oportunizar uma maior participação de colaboradores terceirizados sem inviabilizar os serviços prestados aos clientes, partindo do pressuposto que os terceiros que participaram do projeto continuaram a desempenhar suas atividades normais, minimizando, assim, os prejuízos para a empresa contratante e para as contratadas. Os treinamentos foram iniciados em dezembro de 2007 com o curso de Eletricidade Básica na região metropolitana do Recife para 60 eletricistas das empresas prestadoras de serviço.

Nesses treinamentos oportunizados pela CELPE, os colaboradores foram qualificados pelo SENAI, e foram aplicadas metodologias de ensino já consolidadas e padronizadas pela empresa.

Módulos de treinamento oferecidos pelo TRAVESSIA:

 Módulo Introdutório – voltado para o nivelamento em noções de eletricidade e normas técnicas – 70h;

 Módulo Específico I – voltado para o treinamento do Eletricista de Ligação em Baixa Tensão e de Corte e Religação em Alta e Baixa Tensão – 90h;

 Módulo Específico II – voltado para o treinamento do Eletricista de Construção em Alta e Baixa Tensão – 120h.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post