Cerimônia aconteceu hoje, 20 de março, de maneira virtual. Duas empresas conquistaram o Ouro
(clique aqui para saber mais de cada organização reconhecida)
Na tarde de hoje, aconteceu a cerimônia do Melhores em Gestão®, virtualmente, pela plataforma Zoom, quando foram divulgadas as organizações reconhecidas no ciclo 2023.
Doze empresas estão no rol das contempladas e celebraram, com a FNQ, esse momento tão importante e especial para todos aqueles que têm foco na busca constante da gestão voltada para a excelência.
Mudança – o Melhores em Gestão® surgiu no fim de 2016, a partir do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) com o propósito de se transformar, ao longo dos anos, em um ranking das melhores empresas em gestão do Brasil.
À medida em que novas organizações conhecem a importância do modelo e participam do processo de avaliação e reconhecimento, passamos a ter candidatas de diferentes portes, setores e regiões.
Pensando nisso, já estava prevista a possibilidade de diferentes formas de estratificação na lista de reconhecidas.
E, neste ciclo, assim como aconteceu no ciclo de 2022, houve a participação de médias e pequenas empresas, sendo duas de porte médio reconhecidas nessa edição.
Por isso, optou-se por categorizá-las, considerando que o critério de pontuação mínima para empresas de médio e pequeno porte é diferente, não desmerecendo, por isso, a conquista de cada uma delas.
Trata-se tão somente da adequação dos critérios de reconhecimento de acordo com o perfil das organizações participantes.
Sendo assim, a lista do Melhores em Gestão® 2023 apresenta três formas possíveis de reconhecimento – ouro, prata e bronze, divididas em grandes empresas e médias empresas.
São elas:
Categoria OURO – grandes empresas
• Neoenergia Cosern
• Neoenergia Elektro
Categoria PRATA – grandes empresas
• CPFL Piratininga
• CPFL Santa Cruz
• Neoenergia Pernambuco
• Senac RS
Categoria BRONZE – grandes empresas
• CPFL Paulista
• Irani
• Neoenergia Coelba
• RGE
Categoria PRATA – médias empresas
• Sebrae PR
Categoria BRONZE – médias empresas
• SESC MS
O Melhores em Gestão® é realizado desde 2016 e o ciclo de 2023 é o primeiro a contemplar duas organizações na maior categoria do reconhecimento, a OURO!
A Neoenergia Cosern recebe seu segundo OURO no Melhores em Gestão®. A primeira vez aconteceu no ciclo de 2021. Contando 2023, a organização já participou de 11 ciclos de reconhecimentos da FNQ – entre o Prêmio Nacional da Qualidade® e o Melhores em Gestão®.
A Neoenergia Elektro tem nove ciclos de participação em seu histórico – entre o Prêmio Nacional da Qualidade® e o Melhores em Gestão®, sendo seu primeiro OURO nessa edição.
O evento – a cerimônia foi aberta pelo presidente do Conselho Curador da FNQ, Marcelo Pruano, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do Melhores em Gestão®.
Na sequência, o presidente executivo da FNQ, Ronald Dauscha, mestre de cerimônia do evento, fez uma breve apresentação sobre a Fundação e falou sobre a importância da aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) pelas organizações e da nova edição do modelo da FNQ, a 22ª – lançada neste mês.
Avaliadores – assim como acontece em todos os anos, a FNQ prestou homenagem aos avaliadores voluntários que participaram do ciclo 2022, destacando aqueles que completaram 5, 10, 15, 20 e 25 anos anos de atuação em reconhecimentos da Fundação.
Os homenageados da tarde foram:
- LUIS FERNANDO CASSINELLI – cinco ciclos de atuação;
- BASÍLIO VASCONCELOS DAGNINO – dez ciclos de atuação;
- JEFERSON ROBERTO LIMA PEREIRA – 15 ciclos de atuação;
- MAGALI DE MELO RIBEIRO VERNES – 20 ciclos de atuação;
- SERGIO SCHAUMLOEFFELL – 20 ciclos de atuação;
- CESARINO CARVALHO JUNIOR – 25 ciclos de atuação.
Cerimônia – logo depois da homenagem aos avaliadores, foi a hora de começar a divulgar as empresas reconhecidas e, também, em que categoria foram contempladas, informação revelada apenas no evento.
Os representantes de cada organização tiveram direito a um breve discurso para falar da conquista e da importância da aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
Confira quem participou da cerimônia, representando as empresas:
Neoenergia Cosern – diretora-presidente, Fabiana Carvalho Lopes;
Neoenergia Elektro – diretor-presidente, Antonio Sergio Casanova;
CPFL Piratininga – diretor-presidente, Carlos Zamboni Neto;
Neoenergia Pernambuco – diretor-presidente, Saulo Cabral e Silva;
Senac RS – diretora regional, Sandra Regina Casarotto Lindorfer;
CPFL Paulista – diretor-presidente, Roberto Sartori;
Irani – diretor-presidente, Sergio Luiz Cotrim Ribas;
Neoenergia Coelba – diretor-presidente, Thiago Freire Guth;
RGE – diretor-presidente, Marco Antonio Villela;
Sebrae PR – diretor-superintendente, Vitor Roberto Tioqueta;
SESC MS – diretora regional, Regina Ferro.
Na sequência da entrega dos troféus aos ganhadores da tarde, Ronald Dauscha apresentou a nova coordenadora do processo do Melhores em Gestão®, Caterine Berganton, que falou sobre a abertura do ciclo 2024 do Melhores em Gestão®, que traz novidades por ser um ciclo de transição do MEG 21 para o MEG 22. O regulamento estará no site da FNQ em abril. Acesse: http://fnq.educacao.ws/premio-melhores-em-gestao
No final da cerimônia, o presidente executivo da FNQ apresentou, ainda, as duas novas publicações: o MEG e o Instrumento de Maturidade da Gestão em sua 22ª edição.
Para saber mais sobre os cursos atualizados no MEG 22, envie e-mail para [email protected] ou mande WhatsApp para (11) 5509-7737.