Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Aspectos Sociais, Saúde e Segurança – SGMASS

Resumo

Operacionalização do Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Aspectos Sociais, Saúde e Segurança – SGMASS, implantado desde 2009 de acordo com as normas: ISO 14001: 2004 e OHSAS 18001:2007. Dentre as práticas que compõem a operacionalização do SGMASS, pode-se destacar:

• Elaboração e implementação de 74 procedimentos divididos em: manual do SGMASS; procedimentos de gestão – PG; instruções de controle ambiental – ICA; instruções de trabalho seguro – ITS e planos de contingência – PC;

• Identificação, de acordo com o PG 4.3.1, dos aspectos e potenciais impactos ambientais relacionados às atividades desenvolvidas pela ESE e avaliação da significância. Para isso foi elaborada planilha: “Matriz Aspecto Impactos – perigos e riscos Energisa_SE” que contem listados os aspectos e potenciais impactos ambientais identificados e o resultado da avaliação da significância. Esta planilha é atualizada anualmente e sempre que mudanças acontecem.

• Realização, de acordo com a ICA 21 das inspeções ambientais nas instalações da Energisa Sergipe – ESE semestralmente e monitoramento do desempenho ambiental da empresa que está relacionado ao resultado dessas inspeções.

• Identificação, de acordo com a PG 4.3.2, dos requisitos legais e subscritos pela organização aplicáveis ao negócio de ESE.

• Medição e monitoramento dos principais indicadores relacionados aos objetivos e metas estabelecidos para o SGMASS;

• Realização de treinamentos de conscientização e específicos do SGMASS relacionados aos aspectos ambientais significativos para os colaboradores próprios e os prestadores de serviços, além de cursos ambientais e sobre SGMASS segundo a metodologia à distância – EAD;

• Monitoramento e controle dos licenciamentos ambientais referentes aos novos empreendimentos e dos empreendimentos em operação.

• Gerenciamentos dos resíduos sólidos gerados com foco nos resíduos classe I – perigosos, como por exemplo: a descontaminação das lâmpadas inservíveis geradas durante os desenvolvimento das atividades.

Além disso, preocupada com o desenvolvimento sustentável, a ESE realiza programas educacionais que tratam de temas ambientais envolvendo partes interessadas principalmente crianças que são as grandes percussoras da preservação do meio ambiente.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post