Intervenção educacional sobre práticas de inserção, manipulação e cuidados com o cateter central

Resumo

Estudo pré e pós-intervenção educacional direcionada à equipe médica e de enfermagem sobre as práticas de inserção, manipulação e cuidados com o cateter central. Para a implementação desta prática dividiu-se em etapas de pré-intervenção, intervenção educacional, pós-intervenção e avaliação, onde são descritas desta forma: 
– pré-intervenção: aplicação de questionário com 10 questões sobre conhecimentos em relação às técnicas de inserção e manipulação do cateter venoso central para auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos, seguida de observação (cega), durante dois meses, da inserção e manipulação do cateter venoso central;
– intervenção educacional: treinamento e reciclagem, por meio de aulas expositivas das técnicas adequadas para a inserção e manipulação do cateter venoso central, conforme recomendações internacionais e institucionais e lembretes sobre a importância do cuidado na manipulação do cateter (higiene das mãos e utilização de álcool nas conexões do cateter) por meio de cartazes ilustrativos afixados em locais estratégicos; 
– pós-intervenção: avaliação por meio das taxas de infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central, divulgadas e discutidas com toda a equipe da unidade, mensalmente. 
A prática de intervenção nos processos foi seguida da mudança nos resultados. A metodologia implantada permitiu reduzir as taxas de infecção, conforme gráfico abaixo

 

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