Gestão do conhecimento

Resumo

A Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, apoiado na geração, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional. O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nos processos e nos departamentos, pertence também à organização. 
No Abastecimento foram identificados os ativos referentes ao capital humano, ao capital organizacional, ao capital de relacionamento, ao domínio tecnológico e ao capital ambiental.  
A sistemática é medida pelo indicador de processo PCGC: Percentual de contribuição à gestão do conhecimento aferido a partir das práticas:

1) Rodízio gerencial: Integra gerencias que possuam interfaces críticas em processos e projetos e desenvolvem competências complementares. 
2) Rodízio Técnico: Visa à integração do funcionário e o desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos capitais de relacionamento, organizacional (processos e sistemas de informação) e humano (aumento dos conhecimentos).
3) Encontros técnicos: Fóruns sistematizados, com calendários específicos, visando promover discussão e troca de experiências. São definidos a partir das estratégias referentes aos ativos intangíveis, definidas nas reuniões de análise critica da alta direção.
4) PDRHE ? Plano de desenvolvimento de RH no exterior: Visa desenvolver competências críticas necessárias ao alcance das metas do Plano estratégico. Fortalece a aquisição de novos conhecimentos cujo estado da arte só pode ser obtido no exterior. Em até 45 dias após o retorno o participante do treinamento no exterior deve disseminar essa pratica por meio do processo Gestão do Conhecimento.
5) Tutoria: Visa à transmissão e retenção do conhecimento técnico dos experts aplicados ao negócio do Abastecimento por meio do Plano de Tutoria.
  

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