Sistema de Aprendizado

Resumo

A promoção do aperfeiçoamento contínuo nos processos gerenciais, ocorre a partir da definição no Plano Estratégico da Empresa, dentre outros, de Objetivo Estratégico direcionado a se elevar o grau de maturidade de gestão. Os Correios adotaram, a partir de 2012, como modelo de referência o Modelo de Excelência da GestãoÒ (MEG), preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Para uma maior institucionalização desse Modelo, determinou-se a política de fixação de uma cultura de melhoria contínua em prol de uma gestão organizacional de excelência, tendo uma de suas diretrizes, o refinamento permanente de suas práticas de gestão.

Desde aquele ano (2012) vêm os Correios aperfeiçoando continuamente seus processos gerenciais, tendo como principal prática a de submeter bienalmente e, em âmbito corporativo, a uma avaliação de sua gestão. Tal avaliação tanto pode ser executada por profissionais de seus quadros de pessoal, desde que especialistas no MEG e avaliadores do PNQ, quanto também por meio de profissionais especializados, contratados externamente unicamente com aquele fim (avaliação). 

Nas duas ocasiões citadas, tendo recebido seu diagnóstico da gestão, configurado no Relatório de Autoavaliação Assistida (RAA), a Empresa promoveu a continuidade das atividades focadas no aprimoramento do sistema de gestão, tendo por parte dos Órgãos a proposição de Ações de Melhorias com a finalidade de efetuarem o tratamento das Oportunidades de Melhorias identificadas, tanto no RAA de 2012, quanto em 2014. O conjunto dessas Ações foi consolidado no Plano de Excelência da Gestão (PEG), elaborado logo após as duas avaliações, respectivamente.

Convém se destacar que na avaliação de 2014, o PEG constou no RAA como um dos exemplos de boa prática de gestão em uso pelos Correios.

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