Sesc/RS é PRATA no Melhores em Gestão 2022

Eles estão de volta depois de 12 anos sem participar de reconhecimento da FNQ

 

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) é uma entidade de caráter privado, mantida e administrada pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado. Criado pela Confederação Nacional do Comércio – CNC, nos termos do Decreto-Lei nº 9853, de 13 de setembro de 1946, o propósito do Sesc é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes com serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e turismo. Inspirado na Carta da Paz e com a missão de promover a qualidade de vida nas comunidades em que está inserido.

Atualmente, o Sesc/RS possui 51 Unidades Operacionais (UO’s) no Rio Grande do Sul, sete Unidades Móveis e uma equipe de cerca de 1.627 colaboradores ativos. As Unidades estão distribuídas estrategicamente nas principais regiões do Estado, com instalações físicas nos municípios de maior densidade populacional e proximidade do público comerciário.

Assim, todos os 497 municípios do Estado têm seu atendimento garantido através da distribuição de áreas de abrangência entre as Unidades. A Administração Regional localiza-se em Porto Alegre (RS), onde administra, regulamenta e apoia a ação das Unidades Operacionais. Em 2022 o Sesc/RS contabilizou mais de 880 mil pessoas atendidas.

A jornada pela busca da qualidade teve início em 2001. Os primeiros passos incluíram ações de capacitação e sensibilização de todos os colaboradores. Além da certificação ISO 9001 realizada em 2022, até 2019, todas as Unidades Operacionais e o Departamento Regional participaram anualmente do Sistema de Avaliação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) que possuía o Modelo de Excelência da Gestão como base, sendo contempladas nas categorias bronze, prata e ouro. Além disso, em nível corporativo o Sesc/RS participa de processos de avaliação e autoavaliação nos processos conduzidos pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

Em sua primeira participação no Modelo de Gestão o Serviço Social do Comércio, o Sesc/RS atingiu o objetivo de obter uma avaliação sistêmica que possibilitou um incremento significativo às suas práticas de gestão. A continuidade na aplicação dos fundamentos do MEG21 possibilita ao Sesc/RS uma análise constante sobre a maturidade da Gestão, implementação de melhorias e a busca pela excelência gerando resultados significativos.

Outro dado importante e de relevância, que mostra o comprometimento com o desenvolvimento da entidade, é que o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac seguiu contemplado no ranking do Great Place to Work (GPTW), sendo reconhecido como a 5ª melhor empresa para trabalhar no Estado em 2022.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Compartilhe este post