Programa Serasa Experian de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência

Resumo

A Serasa Experian enxerga a empregabilidade de pessoas com deficiência pelo foco da lógica empresarial, segundo a qual o mundo corporativo requer, em todos os níveis do trabalho, profissionais competentes, que atinjam metas e, portanto, alcancem resultados.

A Serasa Experian compreende que, para que as metas sejam atingidas e os resultados sejam alcançados, os profissionais precisam ser bem treinados e ter acesso aos recursos técnicos e humanos adequados.

O Programa Serasa Experian de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência é um dos processos da Área de Diversidade da Gerência de Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvido desde 2001, tornou-se benchmarking entre as empresas de todo o Brasil. Configura-se como experiência-modelo de qualificação profissional e contratação dessas pessoas.

Em 2008, a Serasa Experian estabeleceu parceria com outras empresas que se tornaram parceiras do Programa Serasa Experian de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência. Com base na metodologia desenvolvida pela Serasa Experian, a cada semestre qualificamos 50 pessoas com deficiência e as preparamos profissionalmente para ser contratadas, em funções administrativas, por diversas empresas que contribuem para esta prática.

No mesmo ano de 2008, a Serasa Experian estabeleceu parceria institucional com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de São Paulo.

A cada semestre, 50 pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual são selecionadas para participar do processo de qualificação.

Os critérios de seleção são: Maiores de 16 anos, Ensino Médio (em andamento ou completo) ou Universitários. Exceção para as pessoas com deficiência intelectual. É necessário ainda ter potencial: facilidade de aprendizagem, conhecimentos mínimos de informática, independência, autonomia, autoestima.

 

Ao longo de quatro meses, cumprem carga horária de 415 horas, com as seguintes disciplinas:

 

1º Módulo: Competências comportamentais

o Amadurecimento profissional.
o Equilíbrio emocional.
o Raciocínio analítico.
o Comportamento social e postura profissional.
o Trabalho em equipe.
o Negociação.
o Comunicação e expressão.

2º Módulo: Competências técnicas

o Estágio nas empresas

o Foco Informática:

 Microsoft Word.
 Microsoft Excel.
 Microsoft PowerPoint.

o Foco Língua Portuguesa e Comunicação:

 Interpretação de textos e redação empresarial.

o Foco Financeiro:

 Matemática básica.
 Rotinas administrativas.
 Educação financeira.

Os participantes do programa devem ter média mínima de 7,0 (sete). Paralelamente aos cursos, fazem estágio nas empresas parceiras e são orientados por mentores previamente escolhidos.

No segundo mês de treinamento, as empresas indicam um membro da equipe que, por três meses, será o tutor da pessoa com deficiência contratada, podendo contar a qualquer momento com o apoio da Coordenação do Programa de Empregabilidade.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post