28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, pelo então Presidente da República, José Sarney, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

Na FNQ, o trabalho voluntário é uma prática adotada desde a sua criação, em 1991, por pessoas que se dispõem e se dedicam a serem avaliadores dos processos de reconhecimento da Fundação: até 2016, do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) e, partir de 2017, do Melhores em Gestão®.

Vale lembrar que esse trabalho não é só de generosidade e doação, mas também de abertura a novas experiências, ou seja, uma oportunidade de aprendizado incrível.

Para celebrar a data, conversamos com uma de nossas voluntárias mais ativas, Maria Cristina Costa, que atua na FNQ desde 1996.

FNQ: qual o seu principal foco nesse trabalho voluntário e quais os ganhos para a sua vida pessoal e profissional nesses mais de 20 anos?

Cristina: o principal foco é ajudar na melhoria da gestão das organizações públicas e privadas do Brasil. O voluntariado abre inúmeras possibilidades de troca de experiências com profissionais de vários setores e níveis hierárquico (do presidente ao colaborador), válida tanto para a vida pessoal quanto profissional. Tenho, ainda, a possibilidade de verificar, in loco, como as empresas encontram soluções distintas para desafios semelhantes.

FNQ: nas empresas, como e por que implementar uma cultura de voluntariado? Precisa ser voltada apenas para o negócio?

Cristina: o voluntário tem um perfil de dedicação a uma causa, que o diferencia de outras pessoas, uma vez que ele se vê como parte da solução, ou seja, sai da constatação de que algo precisa ser melhorado para a AÇÃO de transformar o que é necessário. Penso que o voluntariado pode ter sinergia com o negócio, claro, mas não pode ser somente isso. Quando falamos de desenvolvimento social no Fundamento Desenvolvimento Sustentável, do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, por exemplo, ampliamos o foco da organização de empresa socialmente responsável para empresa que promove o desenvolvimento da sociedade.

A FNQ deseja parabéns a todos que se dedicam a causas nobres na sociedade!

Compartilhe este post