Implantação do programa Lean6Sigma no Grupo Fleury

Resumo

As primeiras experiências do Grupo Fleury com as metodologias Lean e Six Sigma datam de 2005, com o estabelecimento de um grupo de estudo formado por gestores interessados na aplicação destas metodologias como ferramentas de melhoria contínua dos processos e aprimoramento do Sistema de Qualidade implementado na empresa e certificado segundo a norma ISO9001 desde 1999.

Como resultado deste estudo, o grupo sugeriu a implantação de um piloto utilizando a aplicação das ferramentas nos setores técnicos da empresa. Para isso, foram contatadas consultorias do mercado, a fim de fornecer o apoio necessário para a aplicação da metodologia. Uma vez aprovada a iniciativa pela Diretoria de Análises Clínicas, o processo foi iniciado em 2006, com o desenvolvimento de um cronograma de treinamentos, incluindo palestras de sensibilização abertas aos colaboradores da empresa. Foram selecionados oito setores técnicos, sendo realizadas implementações mensais da metodologia Lean por meio da realização de ciclos Kaizen de alto impacto, concentrados durante uma semana de trabalho, envolvendo uma equipe multidisciplinar de colaboradores dedicados.

Em 2008, visando a integração da metodologia Lean com o Six Sigma, foi contratada nova consultoria externa para o desenvolvimento desta etapa. Foram selecionados 25 projetos para participação inicial no programa, de diversas áreas da empresa, os quais seguiram a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control) na sua concepção, com reuniões de acompanhamento mensal (site visits) com a consultoria. Foram realizados treinamentos para formação de Champions, Green Belts e Yellow Belts. O programa foi coordenado pela área de Sustentabilidade e pela Gerência de Administração e Processos do Grupo, com apoio da consultoria externa. Em 2009 foram desenvolvidos 12 projetos. As etapas para implantação do programa foram:

– Definição dos sponsors do programa
– Criação da equipe de coordenação
– Seleção e contratação da consultoria externa
– Realização de seminário para a Alta Administração
– Seleção dos projetos Lean6Sigma
– Realização de visitas técnicas de apoio para avaliação dos processos nos quais a metodologia seria aplicada
– Realização de palestras de sensibilização abertas aos colaboradores
– Curso de formação de Champions
– Curso de formação de Green Belts
– Curso de formação de Yellow Belts
– Realização de site visits de acompanhamento
– Monitoramento periódico dos resultados dos projetos (metas e ganhos previstos).

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post