Especialistas em ação

Resumo

A prática de divulgação do manejo clínico do paciente com Insuficiência Cardíaca Congestiva Descompensada na enfermaria do Hospital Auxiliar de Cotoxó / Escola de Administração em Sistemas de Saúde  possibilitou que outras instituições hospitalares conduzissem o tratamento de pacientes com este perfil fora da Unidade de Terapia Intensiva. A prática dividi-se em cinco partes: divulgação; seleção dos pacientes; visitas a beira do leito; aula teórico-prática e confraternização.

A prática é divulgada pelo coordenador em eventos nacionais e internacionais de Cardiologia e em publicações indexadas. Os pacientes portadores de Insuficiência Cardíaca Congestiva Descompensada são selecionados a partir de critérios técnicos e de interesse para discussão.

Na visita a beira do leito o caso clínico é discutido em conjunto com o coordenador e equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas), palco de oportunidade para discussão e esclarecimentos de situações semelhantes relatadas pelos visitadores.

A aula teórica é ministrada pelo coordenador, contextualizando-se o manejo da doença no Hospital Auxiliar de Cotoxó, o Banco de Teses, a redução dos indicadores de mortalidade e a experiência da instituição com este perfil de pacientes. A confraternização ocorre durante um almoço.

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post