Compliance Contratual Avaliação de Agentes, Consultores, Fornecedores e Parceiros de Negócios sob a ótica reputacional.

Resumo

Todas as operações de contratação com fornecedores e parceiros de negócios, segundo determinados critérios, são analisadas sob a ótica reputacional. Através de due diligences (investigações) específicas, os parceiros são avaliados e recebem uma aprovação de Compliance para serem contratados. Estas avaliações são feitas através de questionários específicos, pesquisas eletrônicas e documentais. Finalmente, o contrato recebe uma linguagem de Compliance que busca o comprometimento dos parceiros com uma série de requisitos éticos e de combate à corrupção.

Para garantir que todos os processos fossem analisados, o Compliance foi inserido no sistema administrativo financeiro (SAP) que filtra as operações elegíveis para liberação sistêmica. O resultado destas análises é elaborado através de métricas mensais com detalhamento das operações permitindo o controle do tempo de análise e do volume de operações.

A Gerência de Compliance Contratual, responsável por avaliar parceiros de negócios sob a ótica reputacional, foi instituído na empresa em 2003. Em 2007, com a reestruturação da área de Ética e Compliance, o processo foi ampliado e reestruturado para se adequar à demanda necessária. Adicionalmente uma campanha de divulgação e treinamento foi desenvolvida para obter o comprometimento de todas as áreas neste processo.
A área conta com um gerente responsável por sua gestão, além do suporte de dois analistas e colaboração de um estagiário.

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post