Avaliação Interna do Abastecimento

Resumo

O processo de Avaliação Interna do Abastecimento é um dos insumos para o aprendizado organizacional do Abastecimento. Estrutura-se nos critérios do PNQ e nas Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.  É apoiado por sistema informatizado, onde estão incluídos o sistema de avaliação, o cadastro de avaliadores, as áreas participantes, as potenciais boas práticas identificadas, as não conformidades, as oportunidades de melhorias e detalhes da logística da avaliação.

Ao término do processo de avaliação (que dura aproximadamente dois meses) são feitas pesquisas para avaliação do processo com as equipes de avaliadores e com os gerentes das áreas que foram visitadas. Essas avaliações são utilizadas para a melhoria contínua do processo nos ciclos seguintes.

A equipe de avaliadores é formadas por membros voluntários da força de trabalho, com a devida indicação e aprovação de suas gerências, capacitados para atuar como auditores internos e examinadores (que compõem o banco de dados de avaliadores) e por um grupo de especialistas em PNQ que são contratados para analisar o Relatório de Gestão, acompanhar as visitas e apoiar na elaboração do Relatório de Avaliação, composto de pontos fortes e oportunidades de melhoria.

O Relatório de avaliação é analisado pela Gerência de Organização e Gestão em conjunto com as áreas que tiveram registro de Oportunidades de Melhoria, gerando a revisão do PMG – Plano de Melhorias de Gestão, que é estruturado em planos de ação e curvas S para cada critério do PNQ, e gerando o registro de não conformidades normaitivas, que são registradas e tratadas no sistema SIGA (Sistema de Gestão de Anomalias). Tanto o PMG quanto os Relatórios de Tratamento de Anomalias (RTA) registrados no SIGA são acompanhados mensalmente nas Reuniões de Análise Crítica da gerências do Abastecimento.

A gerência de organização e gestão do Abastecimento é responsável pela integração da avaliação interna, assegurando que ela possa avaliar a aderência à excelência e possa verificar ao mesmo tempo a conformidade do sistema de gestão aos requisitos normativos certificados, para não haja redundância de esforços entre o tratamento das não conformidades normativas e as ações com foco em excelência presentes no PMG.

 

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