Programa de Orientação Nutricional

Resumo

No planejamento anual da Promoção da Saúde, são previstas 2 turmas do Programa de Orientação Nutricional (Sede e Antonio Carlos) com o formato de 8 reuniões semanais, cujo objetivo é levar noções de alimentação saudável associada à uma melhoria de qualidade de vida aos participantes.

O método consiste em palestras, com duração de 20-30 minutos cada uma e conseqüente abertura para perguntas e dúvidas por mais 30 minutos, perfazendo o total de 1 hora para cada reunião. A inscrição do participante é espontânea e ocorre através da intranet após a disseminação do convite enviado a todos os usuários Sede e Antonio Carlos (também via intranet).

 

O Programa de Orientação Nutricional, tem por objetivo:

 Reeducação alimentar, com focos em diferentes situações, tais como: perda de peso; manutenção ou ganho de peso, dislipidemias (colesterol e triglicérides altos, ácido úrico elevado, controles para intolerante à glicose, DM, hipertensão, dentre outros). O principal intuito é dar noções de regras saudáveis em alimentação para que os participantes, através dos resultados obtidos, percebam que podem e devem manter sob controle “aquilo que comem”;

 Noções em alimentação para esportistas, instruindo-os acerca da devida associação à atividade física e/ou esportes;
 

O Programa também tem como meta, tratar preventivamente a obesidade e conseqüentes comorbidades advindas do excesso de peso, gerando assim, ganho para saúde individual e diminuição de sinistralidade junto ao Plano Médico mantido pela Serasa Experian;
 

Os participantes recebem a cada reunião o material impresso referente ao tema abordado na referida palestra. As palestras são ministradas pela Consultora e Nutricionista Dra. Roseane, contratada pela Serasa Experian para gestão de processos em Alimentação e Nutrição. A comunicação de inscrições para cada nova turma do Programa se dá via intranet. Percebeu-se como necessário a instituição de uma orientação de âmbito maior quando, como resultado de uma pesquisa (interna) em estilo de vida, detectou-se crescimento da população com sobrepeso e obesidade. Como profissionais de saúde, criamos pró ativamente, uma ferramenta para que as pessoas tivessem estímulo em participar sem comprometimento do tempo e deslocamento. Ainda, temos uma participação importante (em média 60% do público), de participantes que se encontram com peso adequado, mas que necessitam de reeducação alimentar, quer seja por questões pessoais quer seja por dislipidemia (alterações de taxas de lipídeos – gorduras do sangue) detectada em atendimento médico, através de exames laboratoriais.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post