Controle do Estoque/Almoxarifado

Resumo

A prática é alinhar a Gestão dos estoques ao Modelo de Excelência da Gestão, convergindo os demais processos inter-relacionados, da organização, na geração de valor para a Companhia. A prática direciona a Área de Suprimento para o caminho da excelência

Todos os materiais para manutenção e insumos da fábrica estão cadastrados com um código de barras que contém informações pertinentes ao item de estoque, tais como: código de estoque, nome padronizado, último fornecedor, data de recebimento do item no estoque, última preservação do item, data do último inventário.

 

Quando da solicitação dos materiais pelos clientes internos, qualquer empregado pode solicitar os materiais desde que aprovados pelo gerente, os mesmos são solicitados por meio de qualquer estação de trabalho, onde existe um computador. Neste momento, a solicitação é informada no coletor de dados do Almoxarife, informando o nome do usuário, centro de custo, conta contábil, quantidade, nome padronizado do material, código do estoque, local de entrega, horário que deverá ser entregue o material, se é urgente ou não. Com estas informações o Almoxarife se desloca com o produto até o local determinado pelo cliente interno entregando o material solicitado. Como comentado anteriormente, o sistema de controle de estoque é realizado integralmente por meio de código de barras, via rádio freqüência, onde o usuário recebe seus materiais no local de trabalho. Para que o processo funcione adequadamente, o usuário deve efetuar a requisição com 72 horas de antecedência através do sistema informatizado de requisição de materiais. Por meio deste sistema todos os parâmetros de estoques são atualizados conjuntamente com os sistemas de contabilidade e orçamento.

Quando alguns produtos são recebidos já com código de barras do fornecedor, o ERP de Suprimentos transforma aquele código em número de estoque da DETEN, o que facilita o recebimento e aumento da confiabilidade de que aquele produto foi enviado pelo fornecedor ganhador da concorrência, evitando receber produtos falsificados.

Quando o produto solicitado for EPI – Equipamento de Proteção Individual – o sistema informa ao usuário por meio de e-mail que o EPI requisitado por ele a “n” meses atrás estará vencendo (cada EPI tem uma vida útil média na DETEN) e em “x” dias, e que ele deve verificar o estado do seu EPI, e caso esteja precisando trocar, ele deve fazer uma requisição ao estoque.

Outro ponto importante é que o código do estoque está ligado ao CA – Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho, o que garante o bloqueamento da entrega do EPI ao solicitante se o CA – Certificado de Aprovação estiver vencido.

Além do que 60 (sessenta) dias antes do CA – Certificado de Aprovação vencer o ERP informa a área de SSHMAQ (Segurança, Saúde, Higiene, Meio Ambiente e Qualidade), que o EPI está com o CA – Certificado de Aprovação vencendo para que tome as melhores providências. Isto faz com que os trabalhadores estejam sempre com o EPI com o prazo de validade em vigor, bem como a vida útil  dentro do prazo estabelecido, assegurando a sua segurança.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post