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Planejamento Estratégico

Formulação e execução da estratégia são processos contínuos e integrados que visam tomar decisões que estabeleçam a natureza e a direção futura da empresa em termos de atuação, negócios, produtos, mercados e vantagens competitivas, organizando sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões.

Determinam e revelam o propósito organizacional, com foco em priorizar a alocação de recursos, descrevendo as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las e adaptá-las constantemente aos novos cenários, com vistas a seu sucesso e perpetuação.

Em alinhamento com a 21ª edição do MEG, o curso preenche uma lacuna na capacitação de executivos e especialistas que têm a incumbência de apoiar a determinação das diretrizes de sua organização rumo a uma posição pretendida no futuro, municiando-os de informações e da inteligência competitiva para atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem nos cenários, obrigações e no mercado.

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Aprofundar o conhecimento dos participantes sobre a formulação e execução do Planejamento Estratégico, em alinhamento ao fundamento Liderança transformadora, tema “Olhar para o futuro”, do MEG 21ª edição.

  • Empresários, dirigentes e gestores responsáveis por patrocinar ou liderar iniciativas de formulação e execução da Estratégia.
  • Facilitadores internos responsáveis por apoiar consultivamente tais iniciativas.
  • Consultores e avaliadores de sistemas de gestão que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o lado prático da adoção do MEG como referência com foco na gestão estratégica.
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INTRODUÇÃO
Conceitos básicos: Missão, visão, valores, modelo de negócio e estratégia.

GESTÃO ESTRATÉGICA: VISÃO SISTÊMICA
• Visão do MEG;
• Interações entre níveis organizacionais;
• Dedicação do CEO à gestão estratégica; ƒ Ciclo vicioso de gestão estratégica;
• Exercício – definição da estratégia.

FORMULAÇÃO DAS ESTRTAÉGIAS
• Análise de cenários: macroambiente, setor e mercados de atuação

ANÁLISE DE MACROAMBIENTE
• Análise PESTAL;
• Matriz SWOT;
• Exercício – Análise do macroambiente.

ANÁLISE DO SETOR DE ATUAÇÃO
• Técnicas para mapeamento e análise;
• 5 Forças de Porter;
• Modelo ECP – Estrutura-Conduta-Performance.

ANÁLISE DO MERCADO
• Análise do mercado;
• Inteligência competitiva;
• Exercício – análise de cenários.

ANÁLISE DE ATIVOS INTANGÍVEIS
• Definição – ativos intangíveis;
• Análise de ativos intangíveis: VRIO;
• Competência essencial.

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
• Definição;
• Análise de fontes de vantagem competitiva;
• Análise de gaps do negócio versus a concorrência;
• Análise de Trade-offs e Riscos;
• Construindo a Inteligência Competitiva;
• Exercício – análise das fontes de vantagem competitiva.

  • ANÁLISE DE ALTERNATIVAS
    • Definição;
    • Análise das alternativas estratégicas;
    • Análise SWOT.DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA
    • Avaliação de alternativas e definição dos focos estratégicos;
    • Avaliação da configuração de opções possíveis;
    • Avaliação das principais fontes de risco;
    • Exercício – avaliação de alternativas e definição das estratégias;
    • Estratégia descrita pelo BSC (Balanced Scorecard);
    • Mapa estratégico.ANÁLISE DO MODELO DE NEGÓCIO
    • Análise do modelo de negócio – Modelo Canvas;
    • Exemplos práticos de mudanças do modelo de negócio.IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS
    • Execução do Plano Estratégico;
    • Revisão periódica do Plano Estratégico.DEFINIÇÃO DOS INDICADORES, METAS E PLANOS
    • Desdobramento da estratégia: exemplos;
    • Anatomia dos insumos potenciais das metas;
    • Exercício – construção de objetivos estratégicos.DESDOBRAMENTO DE METAS E PLANOS
    • Desdobramento de metas: exemplos;
    • Plano de ação: 5W2H;
    • Exercício – construção de planos de ação.ALOCAÇÃO DE RECURSOS
    • Recursos necessários para suportar as estratégias.MONITORAMENTO DAS ESTRATÉGIAS
    • Processo de Análise Crítica;
    • Monitoramento nos diversos níveis organizacionais;
    • Análise sistêmica do desempenho;
    • Reuniões de análise crítica