Revista Globo Rural destaca projeto da FNQ junto às cooperativas

Projeto com Sescoop acontece desde 2013 e prova que o investimento na gestão é o caminho para o sucesso contínuo

Matéria da revista Globo Rural, de julho de 2021, destaca que das 21 cooperativas listadas pela revista Forbes, 20 fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), desenvolvido desde 2013 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O PDGC envolve a autoavaliação da gestão e da governança dos processos de uma cooperativa, feita com o envolvimento de dirigentes, cooperados e colaboradores. Na autoavaliação da gestão, por exemplo, são analisados itens como liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Ao final de cada ciclo, é possível identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, além de elaborar indicadores de desempenho eficientes e eficazes, tudo com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ.

De acordo com a matéria, a cada ano, o cooperativismo atinge mais e mais pessoas no Brasil. Hoje, já são mais de 15 milhões de cooperativas e, mesmo diante da pandemia da Covid-19, os números continuam crescendo, o que demonstra a força, capacidade de resiliência, de expansão da produtividade e da geração de empregos e renda a partir da promoção da cultura da solidariedade, gerando desenvolvimento e impacto social.

No ramo agro, o sucesso de iniciativas nesse sentido permitiu a presença de 21 cooperativas no ranking das 100 maiores empresas do agronegócio do Brasil (ano de referência 2020), divulgado, em março, pela Revista Forbes – um dos veículos mais importantes no universo dos negócios.

Ainda de acordo com a revista Globo Rural, o programa contribui para a potencialização da satisfação de todos os públicos de interesse, uma vez que ele organiza os processos para que esses gerem resultados efetivos. Além disso, a plataforma de implantação do PDGC é totalmente digital e gratuita.

Leia matéria completa aqui.

Quer conhecer mais sobre o PDGC? Entre em contato conosco no e-mail relacionamento@fnq.org.br.

Com informações da Revista Globo Rural – Vozes do Agro