Rua Flórida, 1.758 - Conjunto 21 - 2º andar – CEP: 04565-001 - Cidade Monções - São Paulo/SP
Oops...
Slider with alias melhores em gestao FNQ not found.

Realizado anualmente, o processo de avaliação Melhores em Gestão® premia empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da FNQ, de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos da Gestão para Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

O processo de avaliação premia as organizações que são referência em gestão para excelência no Brasil. Ele visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

No processo de premiação, há a divulgação de uma lista com distinção às organizações consideradas referência em gestão para excelência no Brasil.

Candidatar-se ao Melhores em Gestão® auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por avaliadores capacitados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de conduta ética.

introdução-cursos-palestras-fnq

NOVIDADES DO CICLO 2020 – a FNQ traz algumas novidades para o novo ciclo, que já está com inscrições abertas. Entre elas, a retirada do pagamento da taxa de elegibilidade, que era cobrada até o ano passado, e a diferenciação de valores na taxa de candidatura, de acordo com o porte da organização. Tem desconto especial, ainda, para empresas que participaram em ciclos anteriores e filiadas que participarem pela primeira vez em 2020.

objetivo-cursos-palestras-fnq

O objetivo da premiação Melhores em Gestão® é fornecer, ao final da avaliação, para cada organização participante, um Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), contendo a pontuação obtida e sumário executivo com pontos fortes e oportunidades para melhoria em relação ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), reconhecido internacionalmente.

O processo de premiação tem, também, como objetivos:

  • Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil, por meio da melhoria da gestão das organizações do País;
  • Conceder e divulgar reconhecimento público e notório às organizações contempladas na lista do Melhores em Gestão®.

Ao participar do processo de avaliação e premiação, a organização estrutura seu modelo de gestão, considerando, além dos melhores processos gerenciais destacados no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), a integração dos diversos modelos aplicados na empresa para o alcance de resultados mais competitivos e sustentáveis.
Além disso, destacamos:

  • A aplicação dos Fundamentos da Gestão para Excelência;
  • A visão sistêmica da organização com foco em resultados;
  • A maior cooperação interna, com a mobilização e o comprometimento das pessoas envolvidas;
  • A identificação de pontos fortes e oportunidades para melhoria da gestão;
  • O reconhecimento do mercado e da sociedade.
benefícios-cursos-palestras-fnq
público-alvo-cursos-palestras-fnq

Podem participar da premiação Melhores em Gestão® e são elegíveis, organizações:

  • Nacionais ou multinacionais, de sociedades de economia mista, abertas ou não, limitadas ou com outras formas legais, inclusive as unidades autônomas de uma organização maior.

O processo do Melhores em Gestão® consiste em sete etapas (veja abaixo), todas elas detalhadas no Regulamento do Prêmio, lançado a cada ciclo do reconhecimento, que tem por objetivo orientar sobre as formas de participação no processo e quanto aos procedimentos para inscrição e candidatura, incluindo o preenchimento da autoavaliação e o envio de documentos obrigatórios e de informações complementares.

Com o objetivo de promover uma melhor compreensão do processo e dos termos apresentados, o Regulamento deve ser usado em conjunto com o “Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – Guia de Referência da Gestão para Excelência – 21ª edição” e o “Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão – 21ª edição”, disponíveis para aquisição na loja da FNQ no portal.
Confira as sete etapas:

  • Inscrição;
  • Envio de informações complementares;
  • Análise prévia de todas as informações;
  • Visita às instalações;
  • Entrega do Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG);
  • Banca de Juízes (definição das ganhadoras);
  • Evento de premiação.

A COMPOSIÇÃO DA BANCA AVALIADORA DO MELHORES EM GESTÃO®
Todos os anos, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) seleciona um time de profissionais voluntários para atuar na Banca Avaliadora do seu processo de reconhecimento, que é composta de dois a quatro avaliadores, sendo um Avaliador Líder, todos especialistas qualificados, provenientes de diversos setores de atividade.

A seleção da equipe de avaliadores procura compatibilizar as experiências anteriores com o perfil da organização participante do processo de reconhecimento, respeitados os conflitos de interesse. São considerados, ainda, os seguintes critérios para a escolha de seus componentes:

  • ter participado, com bom desempenho, da “Trilha de Capacitação da Banca Avaliadora” na versão vigente do Modelo de Excelência da Gestão®;
  • preencher/atualizar o Cadastro de Candidato à Banca Avaliadora;
  • o bom desempenho na Banca Avaliadora de anos anteriores, para aqueles que já atuaram;
  • perfil/área de atuação das organizações candidatas ao reconhecimento versus perfil dos candidatos a avaliador.

A TRILHA DE CAPACITAÇÃO DA BANCA AVALIADORA
O interessado deve realizar a Trilha de Capacitação da FNQ, composta de três etapas: dois cursos presenciais e um a distância.

Para os candidatos que já realizaram a Trilha da Banca Avaliadora na 21ª edição, tendo ou não atuado nos ciclos do Melhores em Gestão® 2017 a 2019, é necessário somente realizar o Módulo Avaliador para atualização (a distância). Os demais deverão realizar a Trilha de Capacitação completa, conforme cursos a seguir:

1. Modelo de Excelência da Gestão® – 21ª edição (presencial)
O curso apresenta cada um dos Fundamentos da Gestão para Excelência, com base no Guia 21ª edição do MEG, e possibilita que o participante elabore um plano de implementação simplificado e proponha melhorias na gestão das organizações.

2. Instrumento de Avaliação – 21ª edição (presencial)
Este curso corresponde ao segundo módulo da Trilha de Capacitação de Avaliadores e é voltado para quem pretende atuar como avaliador interno ou externo de organizações. O participante aprenderá a avaliar os processos e os resultados tendo como referência a 21ª edição do MEG.

3. Avaliadores do Melhores em Gestão® – 2020 (EAD/gratuito)
O terceiro módulo da Trilha de Capacitação de Avaliadores já está disponível, com um conteúdo específico sobre o processo de reconhecimento Melhores em Gestão® – 2020. Acesse aqui o vídeo.

Desconto especial nos cursos da trilha. Saiba mais em relacionamento@fnq.org.br.

Depois de 25 anos de uma exitosa trajetória do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), o Melhores em Gestão® chegou para democratizar a participação detodas as organizações, simplificando o processo, porém, aprofundando a análise feita pelabanca de avaliadores.

Contudo, a história de sucesso do PNQ e das dezenas de organizações que passaram pelos palcos da FNQ para levantarem seus troféus de empresas consideradas Classe Mundial está para sempre registrada.

Em 1991, foi constituído um grupo de estudo para elaborar o PNQ, composto por 28 membros de várias empresas e entidades. Como fruto dessa dedicação, foi concebido o prêmio anual PNQ, concedido a organizações brasileiras que se destacavam na obtenção e no gerenciamento da qualidade. Foi projetado para prover o mais alto nível de reconhecimento nacional que uma empresa poderia receber pelas suas conquistas na melhoria da qualidade.

O Prêmio foi criado, ainda, para promover a conscientização para a qualidade e facilitar a transmissão de informações e conceitos relativos às práticas e técnicas de qualidade bem-sucedidas.

pnq-fnq

Veja alguns números dos 25 anos de PNQ:

  • 25 ciclos de premiação
  • 508 organizações candidatas
  • 651 Diagnósticos de Maturidade da Gestão (DMG)
  • 237 empresas visitadas
  • 13.418 candidatos a avaliadores do PNQ
  • 6.993 membros da Banca do PNQ com mais de 358 mil horas de trabalho voluntário

EMPRESAS RECONHECIDAS

Conheça as organizações reconhecidas desde 1992, quando foi instituído o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), até os dias de hoje, com o Melhores em Gestão®. Clique no ano e depois em uma das abas.

DEPOIMENTOS

melhores-em-gestão-fnq-pnq
Destaque Melhores em Gestão® 2017
Copel Distribuição

Somos honrados em fazer parte do seleto grupo das organizações melhores em gestão. Nossa trajetória exitosa teve início em 2001, ao participarmos do PNQ. Reconhecemos a FNQ como uma entidade indispensável para mudar o País.