O MEG Saúde é um instrumento isento, que cobre o que é exigido pelas acreditações hoje existentes, sem ter a pretensão de substituí-las. Constitui-se, sim, em um rico e detalhado material a ser utilizado para estruturar a gestão da área da saúde, garantindo segurança e qualidade e contribuindo para a certificação. –Jairo Martins
Presidente executivo da FNQ
Como exemplos de benefícios específicos para a assistência, podemos mencionar: estruturação da identificação, tratamento e minimização de riscos (sanitários, de segurança, empresariais); estruturação de processos relacionados à Responsabilidade Socioambiental, envolvidos no setor, tais como o controle correto do uso de antibióticos e o descarte adequado dos resíduos hospitalares; preparação da unidade de saúde para situações de imprevistos no cenário de saúde; melhoria dos processos assistenciais, considerando a utilização de protocolos, discussão de casos, tomada de decisão com base em evidências clínicas, controle estatístico de processos, comparação do desempenho das equipes, entre outros.
Isenção e transparência
Todo trabalho de elaboração do MEG Saúde teve início em setembro de 2017, com a formação de um Núcleo de Estudo Técnico, coordenado pela FNQ.
O Núcleo dividiu-se em grupos para estudar as metodologias de acreditação e certificação específicas para o setor saúde, de forma a avaliar as correlações existentes com o MEG.
Com base nesse estudo, foram iniciadas as proposições de adequações de linguagem para o Instrumento de Avaliação, explicitando termos, expressões e exemplos específicos, para possibilitar um melhor entendimento dos conceitos do MEG. Foram feitas, também, algumas reuniões para consolidação desse material e a realização de avaliações-piloto para teste do Instrumento de Avaliação.
“O MEG Saúde é um instrumento isento, que cobre o que é exigido pelas acreditações hoje existentes, sem ter a pretensão de substituí-las. Constitui-se, sim, em um rico e detalhado material a ser utilizado para estruturar a gestão da área da saúde, garantindo segurança e qualidade e contribuindo para a certificação”, afirma o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins. “O nosso objetivo é propor ações concretas para setores críticos da sociedade brasileira, como a saúde, por exemplo”, finaliza.
A expectativa é promover um modelo de gestão que garanta a profissionalização da gestão e um melhor uso dos recursos para maximizar o valor gerado para a sociedade.