Rua Flórida, 1.758 - Conjunto 21 - 2º andar – CEP: 04565-001 - Cidade Monções - São Paulo/SP

DÚVIDAS FREQUENTES

Vamos ajudar você

A FNQ recebe, diariamente, inúmeros e-mails e telefonemas sobre temas comuns, como informações sobre a FNQ, cursos, filiação, Melhores em Gestão®, suporte técnico, cadastro no portal, MEG, entre outros.

Para ajudar você a ter uma experiência cada vez melhor conosco, elaboramos uma lista com as perguntas frequentes de nossos clientes e suas respectivas respostas.

Se, mesmo assim, não encontrar a solução para a sua dúvida ou questionamento, clique aqui para que possamos ajudar.

A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos, desvinculada de governos, que atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação das organizações do Brasil. Leia mais aqui.

Você pode juntar-se à FNQ de diversas formas: por meio de filiação, patrocínio, trabalho voluntário como avaliador, parceria institucional e de negócio.

Para ser um especialista, você precisa possuir o nosso Certificado de Parceiro, que consiste no chancelamento do nível de conhecimento, entendimento e aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG). No momento, o Programa de Certificação está passando por uma reformulação. Fique atento ao nosso portal. Comunicaremos assim que ele estiver no ar novamente.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, incorpora as ISO em seus oito Fundamentos de Excelência. Contudo, não é implementadora e nem certificadora ISO.

Você deve entrar em contato com a nossa equipe pelo e-mail relacionamento@fnq.org.br. Para saber mais sobre filiação, clique aqui.

Sim. Há um investimento anual para filiação, estabelecido de acordo com a quantidade de pessoas na força de trabalho da organização. Saiba mais aqui.

Não. A filiação é realizada apenas para pessoa jurídica.
Pessoas físicas podem, agora, ser um CONTRIBUINTE ASSINANTE e desfrutar conteúdos exclusivos. Saiba como aqui.

Ao se filiar à FNQ, todos os colaboradores da organização filiada têm direito a benefícios como acesso a conteúdos exclusivos, assim como a descontos especiais em produtos, serviços e eventos. Saiba mais aqui.

Você deve entrar em contato com a nossa equipe pelo e-mail suporte@fnq.org.br, de de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. Não há suporte técnico disponível por telefone na FNQ. Favor informar seu nome completo e o número do seu CPF.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas, do Brasil e do exterior, durante os quase 30 anos de existência da FNQ.
Em função da sua flexibilidade, da simplicidade da linguagem utilizada e, principalmente, por não prescrever ferramentas e práticas de gestão específicas, o MEG permite que todas as organizações tenham uma visão sistêmica da gestão organizacional.

A maioria dos cursos é realizada em São Paulo, na sede da FNQ. Contudo, outras capitais também recebem nossas capacitações de acordo com a demanda.

Pela política de proteção de direitos autorais da FNQ, não podemos disponibilizar cópias eletrônicas dos materiais didáticos de nossos cursos (apostilas, apresentações, materiais de apoio, etc.).

Favor contatar o suporte técnico do portal: suporte@fnq.org.br, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. Não há suporte técnico disponível por telefone na FNQ.

Favor contatar o suporte técnico do curso on-line, somente pelo e-mail: ead@fnq.org.br, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. Não há suporte técnico disponível por telefone na FNQ.

Favor contatar o suporte técnico do curso on-line, somente pelo e-mail: ead@fnq.org.br, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. Não há suporte técnico disponível por telefone na FNQ.

O sistema foi configurado para registrar o curso como concluído somente após 100% de todas as páginas visitadas. Enquanto esse 100% não é atingido, o status fica como em andamento (0%).

Os nossos cursos on-line são categorizados como autoinstrucionais, ou seja, não existe um professor/tutor para a condição das atividades e/ou esclarecimento de dúvidas, sendo que o entendimento e aprendizado ficam por conta de cada participante. Não temos uma tutoria especializada para responder aos questionamentos técnicos dos usuários.

Favor contatar o suporte técnico do curso on-line, somente pelo e-mail: ead@fnq.org.br, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. Não há suporte técnico disponível por telefone na FNQ.

Não emitimos nenhum certificado diferente daquele disponibilizado via sistema, uma vez que os cursos on-line da FNQ são livres, não propiciam nenhuma titulação específica para fins de créditos acadêmicos, embora sejam reconhecidos em território nacional.

Mantemos os registros de cursos realizados apenas a partir de 2013. Os certificados de cursos realizados anteriormente a esse ano não estão mais disponíveis.

Realizado anualmente, o processo de avaliação Melhores em Gestão® reconhece organizações nível classe mundial, que são referência em gestão. Ele visa a estimular o desenvolvimento do País, a promover a melhoria da qualidade da gestão e ao aumento da competitividade das organizações. Leia mais aqui.

A participação no processo de reconhecimento é aplicável a qualquer organização, independentemente do seu porte, setor ou histórico de participação no processo de avaliação, salvo as restrições de Elegibilidade descritas na publicação Instruções para Candidatura do ciclo vigente. Leia mais aqui.

A candidatura ao reconhecimento Melhores em Gestão® não implica qualquer vínculo ou obrigação com a FNQ, por exemplo, filiação.

Com o lançamento da 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 2016, o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), reconhecimento à excelência da gestão das organizações sediadas no Brasil, na forma de um troféu, passou por uma revitalização após 25 edições, dando origem ao reconhecimento Melhores em Gestão®, que teve seu primeiro ciclo em 2017.

Para soluções de problemas relacionados ao software SAGE, pedimos que entre em contato com o suporte técnico, pelo e-mail sage@fnq.org.br, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. Não há suporte técnico disponível por telefone na FNQ.

Para atuar como avaliador, é necessário realizar a Trilha de Capacitação da Banca Avaliadora, composta por três etapas, sendo dois cursos presenciais e um a distância. Os cursos presenciais são: Modelo de Excelência da Gestão (edição vigente) e Instrumento de Avaliação (edição vigente) . A terceira etapa é a distância, sendo um módulo de avaliador do processo de reconhecimento. Leia mais aqui.

Anualmente, a FNQ capacita pessoas interessadas em participarem das Bancas Avaliadoras do Melhores em Gestão®. No entanto, o cumprimento dos requisitos para atuação não garante a designação, já que a quantidade de avaliadores designados depende da quantidade de candidatas que participam do Ciclo do Melhores em Gestão®.

Após o término do ciclo de avaliação, o certificado deverá ser emitido pelo próprio Avaliador por meio do software SAGE.