Dez organizações são reconhecidas no Melhores em Gestão® – ciclo 2021

Melhores em Gestão 2022 (1)

Cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, em formato on-line


Na tarde de hoje, aconteceu a cerimônia do Melhores em Gestão®, em formato 100% virtual, quando foram divulgadas as organizações reconhecidas no ciclo 2021. Dez empresas estão no rol das contempladas e celebraram, com a FNQ, esse momento tão importante e especial para todos aqueles que têm foco na busca constante da gestão voltada para a excelência. São elas:

Categoria OURO
Companhia Energética do Rio Grande do Norte – a COSERN

Categoria PRATA
Copel Geração e Transmissão S.A
Energisa Borborema
Energisa Paraíba
Energisa Sergipe

Categoria BRONZE
Companhia Piratininga de Força e Luz
Energisa Mato Grosso do Sul
Irani
Sebrae Paraná
Turbo Brasil

O Melhores em Gestão® é realizado desde 2016 e o ciclo é o primeiro a contemplar uma organização na maior categoria do reconhecimento, a OURO!

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte – a COSERN, OURO na edição 2021, tem, em seu histórico na FNQ, dez participações em nossos reconhecimentos – entre o Prêmio Nacional da Qualidade® e o Melhores em Gestão®. Uma conquista e tanto!

O evento – a cerimônia foi aberta pelo presidente do Conselho Curador da FNQ, Theo van der Loo, que falou sobre a importância do Melhores e enalteceu as organizações, que passaram por todo o processo de maneira 100% a distância, por conta, ainda, dos protocolos de segurança da pandemia. “Sabemos o quanto isso despendeu um compromisso e um engajamento maiores das partes envolvidas. Por isso, estar aqui, deve ser muito celebrado”, disse Theo.

Na sequência, o presidente executivo da FNQ, Ronald Dauscha, fez uma breve apresentação sobre a Fundação, falou sobre os desafios e o direcionamento para este ano. “Quero, em primeiro lugar, parabenizar a todas as organizações reconhecidas, pelo interesse e empenho na participação neste ciclo do Melhores em Gestão®. Sabemos bem que, chegar até aqui, é muito compensador. No entanto, não é fácil”, afirmou Dauscha. “A FNQ, sempre à frente das mais avançadas tecnologias de gestão, continua seu trabalho incansável para que as empresas cresçam organizadas e preparadas com seus processos, permitindo que elas enfrentem todos os tipos de cenários adversos, comprovando que uma gestão alinhada a boas práticas e bem definidas, gerem resultados positivos. A FNQ também disponibiliza modelos que garantem a melhoria da gestão em municípios, o total atendimento a preceitos do ESG, a comprovação de procedimentos corretos em recursos humanos, entre tantas outras frentes”, disse. “Contem sempre conosco”, finalizou.

Avaliadores – assim como acontece em todos os anos, a FNQ prestou homenagem aos avaliadores voluntários que participaram do ciclo 2021, destacando aqueles que completaram 5, 10, 15 e 20 anos de atuação em reconhecimentos da Fundação.

Os homenageados da tarde foram:

  • Jaderson Ribeiro Baratto – cinco ciclos de atuação;
  • Cláudio Luiz Turatto – dez ciclos de atuação;
  • Roberta Aquino de Mendonça – dez ciclos de atuação;
  • Gilmar Antonio Casagrande – 15 ciclos de atuação;
  • Manoel Ferreira da Silva – 15 ciclos de atuação;
  • Acácia Branca Seco Ferreira – 20 ciclos de atuação.

Cerimônia – logo depois da homenagem aos avaliadores, foi a hora de começar a divulgar as empresas reconhecidas e, também, em que categoria foram contempladas, informação revelada apenas no evento.

Uma a uma, em ordem alfabética, para manter o suspense sobre a categoria, foram sendo anunciadas as empresas e seus respectivos representantes tiveram direito à palavra para falar da conquista e da importância da aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® – MEG.

Confira quem participou da cerimônia, representando as empresas:

COSERN – diretor-presidente, Márcio Caires Vasconcelos
Copel Geração e Distribuição – diretor geral, Moacir Carlos Bertol
CPFL Piratininga – diretor-presidente, Carlos Zamboni Neto
Energisa Borborema – diretor-presidente, Márcio Zidan
Energia Mato Grosso do Sul – diretor-presidente, Marcelo Vinhaes
Energisa Paraíba – diretor-presidente, Márcio Zidan
Energisa Sergipe – diretor-presidente, Roberto Carlos Currais.
Irani – diretor-presidente, Sergio Luiz Cotrim Ribas
Sebrae Paraná – diretor-superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta
Turbo Brasil – CEO do Grupo GD, Glauco Diniz Duarte

Na sequência da entrega simbólica dos troféus aos ganhadores da tarde, Ronald Dauscha falou sobre a abertura do ciclo 2022 do Melhores em Gestão® e anunciou que o regulamento deste ano estará disponível, para download gratuito, a partir de 21 de março, no site da FNQ: https://fnq.org.br/melhores-em-gestao.

Entre as mudanças, no ciclo 2022, está a volta do período de quarentena para as organizações que participarem do processo de Autoavaliação Assistida da FNQ, assim como de mentorias. Elas somente poderão se candidatar ao Melhores em Gestão® no ciclo seguinte do prêmio, considerando o término do diagnóstico ou da mentoria. “Tal medida deve-se à necessidade de haver um intervalo entre as avaliações para que a empresa possa trabalhar os pontos de melhoria identificados e garantir a isenção da FNQ no processo do Melhores em Gestão®”, explicou Dauscha.

No encerramento, a mensagem da FNQ a todos ficou clara, na voz do mestre de cerimônias, Carlos Brant Júnior. “Como é bom celebrar, não é mesmo? E celebrar conquistas como o reconhecimento no Melhores em Gestão® é ainda mais especial, pois sabemos que a dedicação da equipe e o comprometimento da alta liderança no processo foram fundamentais para chegarem até aqui. Não é um caminho fácil e tampouco de atalhos. É uma verdadeira jornada! Que todos vocês continuem a trilhar o caminho da busca constante da excelência na gestão e que sejam exitosos em seus objetivos! Esperamos nos encontrar aqui nos próximos anos”, finalizou.