Web Analytics
Rua Irmã Gabriela, 51 - Cidade Monções – São Paulo /SP CEP: 04571-130

O curso Processo de planejamento estratégico oferece subsídios para que as empresas possam direcionar seu futuro em termos de negócios, produtos, mercados e vantagens competitivas de forma analítica, organizando sistematicamente as atividades necessárias à execução das decisões.

O curso preenche uma lacuna na capacitação de especialistas e executivos que têm a incumbência de apoiar a determinação das diretrizes de sua organização, municiando-os de informações para atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado.

Curso baseado na 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão®, da FNQ.

ágeis
objetivo-cursos-palestras-fnq

Confira, abaixo, os objetivos do curso:

  • Aprofundar o conhecimento dos participantes sobre a formulação e implementação das estratégias, em alinhamento ao Fundamento Liderança transformadora, Tema “Olhar para o futuro”, do MEG 21ª edição.
  • Apresentar uma visão geral do planejamento estratégico, passando pela formulação e pela implementação das estratégias.

O curso on-line Processo de planejamento estratégico, da FNQ, traz vários benefícios ao participante.

  • Praticidade do curso a distância, que proporciona adequação de horário e local de estudo.
  • Conhecimento sob a ótica do MEG, que aborda a gestão organizacional em todas as suas vertentes, inclusive, planejamento estratégico.
benefícios-cursos-palestras-fnq
público-alvo-cursos-palestras-fnq
  • Gestores responsáveis por patrocinar ou liderar iniciativas de formulação e implementação da estratégia.
  • Facilitadores internos responsáveis por apoiar consultivamente tais iniciativas.
  • Consultores e avaliadores de sistemas de gestão que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o lado prático da adoção do MEG como referência com foco na gestão estratégica.

Confira os principais tópicos que são abordados no curso. Para acessar a EMENTA completa, clique no botão abaixo.

  • O tema Planejamento Estratégico no MEG 21
  • Conceituação: missão, crenças, valores, modelo de negócio e estratégia
  • Escolas de estratégia: modelo de acordo com Mintzberg (Safari da Estratégia)
  • Gestão Estratégica (Visão do MEG)
  • Interações entre níveis organizacionais
  • CEO e a estratégia
  • O círculo vicioso da gestão estratégica
  • Introdução sobre a análise de ambiente externo
  • Macroambiente
  • Setor de atuação
  • Mercado de atuação
  • Ativos intangíveis: conceito e aplicação
  • Análise de ativos intangíveis
  • Análise geral do Ambiente Interno
  • Competência essencial
  • Análise de Trade-offs e riscos
  • Análise das alternativas estratégicas: conceito
  • Análise de alternativas estratégicas: Matriz SWOT
  • Avaliação das alternativas: fontes de riscos
programa-cursos-palestras-fnq
  • Apresentação de mapa estratégico pelo BSC (Balanced Scorecard)
  • Modelo de negócio: conceito
  • Modelo Canvas
  • Exemplo de análise do modelo de negócio
  • Desdobramento da estratégia: exemplos
  • Razões para desdobrar metas e planos
  • Exemplos de desdobramentos de metas e planos de ação
  • Fluxo de desdobramento: recursos necessários para suportar a estratégia
  • Processo de análise crítica
  • Monitoramento de nível organizacional
  • Análise sistêmica de desempenho