
O curso EAD Compromisso com as partes interessadas busca aprofundar este Fundamento, apresentando cada um dos cinco Temas que o formam (requisitos das partes interessadas, relacionamento com as partes interessadas, clientes,
fornecedores e força de trabalho).
Além disso, apresenta a temática das redes, pela importância de relacionamento com os temas acima relacionados.




Confira, abaixo, os objetivos do curso:
- Conhecer a definição de partes interessadas e sua importância para a organização.
- Reconhecer as práticas de identificação das partes interessadas bem como sua classificação e seus requisitos.
- Conhecer o funcionamento das redes e entender os conceitos clientes, fornecedores e força de trabalho.
O curso EAD Compromisso com partes interessadas, da FNQ, traz vários benefícios ao participante.
- Praticidade do curso a distância, que proporciona adequação de horário e local de estudo.
- Conhecimento sob a ótica do MEG, que aborda a gestão organizacional em todas as suas vertentes, inclusive, compromisso com as partes interessadas.




- Executivos e especialistas de empresas filiadas ou não à FNQ, que buscam uma visão geral dos desafios e das metodologias empregadas, visando à potencialização da performance no mercado.
Confira os principais tópicos que são abordados no curso. Para acessar a EMENTA completa, clique no botão abaixo.
- Razão de ser das organizações
- Transformações dos cenários e organizações
- A FNQ e a Jornada da Transformação
- O Fundamento Compromisso com as Partes Interessadas no MEG 21
- Partes Interessadas: definição e classificação
- Macroprocesso Gestão das Partes Interessadas
- Identificação e seleção das partes interessadas
- Identificação das necessidades e expectativas das Partes Interessadas
- Tradução de requisitos em indicadores
- Integração com o sistema de indicadores
- Prática LTCAD
- Relacionamento com as Partes Interessadas: elementos
- O tema clientes no MEG 21: Desenvolvimento de mercado e o relacionamento com clientes
- Desenvolvimento de mercado: segmentação de mercado, gestão da marca, avaliação da imagem
- Relacionamento com clientes: análise mercadológica, CRM – Customer
- Relationship Management, pesquisa de cliente, pesquisa de mercado, tratamento de reclamações
- O tema fornecedores no MEG 21: Desenvolvimento de fornecedores e o relacionamento com fornecedores
- Prospecção
- Homologação e qualificação


- Avaliação de desempenho
- Desenvolvimento e aprimoramento
- Compliance na gestão de fornecedores – Lei da Empresa Limpa (12.846)
- O tema força de trabalho no MEG 21: Desenvolvimento da força de trabalho e Relacionamento com a força de trabalho
- Forca de trabalho: definição
- Modelo de Gestão por Competências
- Gestão do plano de capacitação e desenvolvimento
- Promoção do desenvolvimento integral das pessoas
- Gestão do clima organizacional
- Promoção da qualidade de vida
- Plano de desenvolvimento individual
- O conceito de Redes segundo o MEG 21
- Tipos de redes – características