Webinar Política industrial ainda faz sentido?, com Antonio Lacerda

Webinar “Política industrial ainda faz sentido?”, com Antonio Lacerda

Assista ao webinar com Antonio Lacerda.
Na lógica globalista das cadeias de valor, países como a China tornaram-se as “fábricas do mundo”. Muitos, como infelizmente o Brasil, restringiram-se ao conforto de se colocarem como fornecedores de matérias-primas e alimentos não processados (commodities) e criaram excessiva dependência de importação de produtos industrializados.

Afora as consequências perversas da desindustrialização – a perda de empregos de qualidade, a vulnerabilidade das contas externas, a perda de arrecadação em meio à atual crise, um fator adicional evidencia-se: a questão da segurança no fornecimento.

Ao longo de décadas, a participação da indústria de transformação em proporção do Produto Interno Bruto (PIB) reduziu-se a cerca de 10%, quando, há apenas pouco mais de uma década, representava o dobro disso.

Reverter o processo de desindustrialização, promover a reconversão da produção para as necessidades mais prementes e reconstruir nossa capacidade técnica representam, ao mesmo tempo, um enorme desafio e, também, uma oportunidade a ser aproveitada.

No entanto, isso não se dará de forma automática, apenas pela decisão das empresas. É preciso construir um ambiente de políticas macroeconômicas e de competitividade para fomentar o processo. As boas experiências internacionais e mesmo a nossa pregressa nos dão boas indicações dos caminhos a serem seguidos.

Compartilhe este post