Webinar “Pesquisa Tecnológica e a Inovação Industrial – Uma Colaboração para o Sucesso” – com Fábio Stallivieri

Webinar ““Pesquisa Tecnológica e a Inovação Industrial – Uma Colaboração para o Sucesso” – com Fábio Stallivieri

Assista ao webinar com Fábio Satllivieri – Gerente de análise econômica e de dados da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que tem um Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), é uma Organização Social que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira.

Nas empresas, a inovação desejada é o processo de desenvolvimento ou melhoria – incremental ou disruptiva – de um produto, uma solução, um serviço ou processo realizado dentro ou com atores externos à empresa para atender a uma demanda de cliente que gere uma nova ou melhorada nota fiscal.

Das universidades, cada vez mais se espera, para além de ensino e da pesquisa, que funcionem como motores de desenvolvimento, potencializando a inovação, o empreendedorismo e o crescimento econômico de um país.

O papel central da EMBRAPII parte exatamente do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira.

Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industral.

Essa cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tem como foco as demandas empresariais e, como alvo, o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem o objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas, tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Neste encontro, serão apresentados os objetivos da EMBRAPII, suas principais atividades e iniciativas, casos de sucesso, seus maiores desafios e os planos para o futuro, mas deixando claro que sempre manterá sua missão de ser ela mesma, uma instituição inovadora na promoção de P&D para o crescimento econômico e social do País.

Compartilhe este post