Webinar “A Metrologia para Competitividade das Empresas – Gestão na Medida Certa”, com Celso Scaranello

Webinar ““A Metrologia para Competitividade das Empresas – Gestão na Medida Certa” – com Celso Scaranello

Assista ao webinar com Celso Scaranello – Presidente executivo da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp)

O conceito e a prática da Metrologia é muito antigo: o termo metrologia vem do grego ‘metron’, que significa ‘medida’ e ‘logos’ que significa ‘estudo’.

A Metrologia é o estudo das medições e suas aplicações, sendo uma ciência que engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação.

A metrologia e a medições são essenciais a quase todos os aspectos dos empreendimentos humanos, pois são utilizadas em atividades que incluem o controle da produção, a avaliação da qualidade do meio ambiente, da saúde e da segurança e da qualidade de materiais, comida e outros produtos para garantir práticas seguras de comércio e a proteção ao consumidor.

Para a disseminação da cultura metrológica e promoção do seu desenvolvimento no âmbito do Estado de São Paulo, em 1998, foi criada a Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), uma associação, sem fins lucrativos.

O objetivo da REMESP foi reunir e integrar os laboratórios de Calibração e Ensaios e as Indústrias fabricantes de equipamentos e instrumentos de medição do Estado de São Paulo para, de forma organizada, poder elevar a qualidade dos serviços prestados e representá-los junto aos organismos públicos e privados.

Nosso webinar se propõe a, além de esclarecer um pouco mais da história e as definições das diferentes metrologias, enfatizar que ela compõe a Infraestrutura da qualidade e um diferencial tecnológico e comercial para as empresas, na verdade, uma questão de sobrevivência.

Compartilhe este post