Webinar A Inteligência Artificial – Independência ou Morte? – com Fuad Gattaz Sobrinho

Webinar “A Inteligência Artificial – Independência ou Morte?”, com Fuad Gattaz Sobrinho

Assista ao webinar com Fuad Gattaz Sobrinho

Desde o início dos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, muitas iniciativas de Inteligência Artificial (IA) e Engenharia de Software (SE), na academia e nas organizações, vêm promovendo a aplicação de algoritmos de tecnologias de informação e comunicação na otimização dos processos de operação ou de negócios nas organizações civis e militares.

Atualmente, os sistemas de Inteligência Artificial estão, cada vez mais, apoiando ou substituindo a gestão inteligente de processos de funções mecânicas ou mentais. Agora, o ponto a ser ressaltado é que esses sistemas partem do pressuposto de que as referências e regras usadas como base para os algoritmos aplicados são imutáveis, gerando resultados sempre iguais, mesmo que as entradas não se alterem.

A IA não é tão complexa quando as funções e os contextos são determinísticos. A complexidade aumenta, exponencialmente, quando os contextos legais, infraestruturais e transicionais na sociedade mudam e assim acontece com os objetivos também.

Em função disso, se essa variabilidade não for adicionada aos algoritmos, existe a grande probabilidade de haver resultados que difiram dos objetivos previstos sem esses novos contextos, com consequências graves e podendo, até, chegar a nível de tragédia.

No webinar, trataremos esses aspectos e os caminhos para evitar tais consequências.

Compartilhe este post