Tratamento Sistêmico da Gestão dos Processos Industriais

Resumo

A metodologia está baseada no tratamento sistêmico da gestão dos processos industriais. O mercado aquecido fez com que a mão-de-obra especializada (Capital Humano) passasse a ter um valor diferenciado (quem paga mais), então, como reduzir o impacto da evasão das funções especialistas nos processo?
A capacidade que a empresa tem para captar, criar, analisar, sistematizar, armazenar, disseminar, gerenciar a informação, tanto interna como externa, precisa ser gerida. O conhecimento gerado pelos processos e pelas experiências das pessoas passa a ser um ativo da empresa, compondo seu capital intelectual. As ferramentas e os processos de gestão incorporados no ambiente operacional da Aracruz asseguraram que as novas implementações ou inovações sejam feitas de forma sistemática e integradas, gerando registro das ações dos operadores e dos parceiros de manutenção.
Para implementar de forma consistente foi necessário trabalhar as seguintes etapas:

-Recursos e Sistemas: É necessário agrupar e manter os registros das ações corretivas, preventivas e de melhorias tomadas junto aos indicadores de desempenho dos respectivos processos para apoiar no tratamento de desvios futuros. As habilidades e conhecimentos das pessoas passaram a ser mapeadas e estes indivíduos tornam-se multiplicadores e disseminadores deste conhecimento, algumas destas habilidades e conhecimentos são registradas por meio das ações tomadas, enriquecendo o capital intelectual da empresa.
O registro das ações tomadas e associadas aos indicadores de desempenho fez com que a informação se transformasse em conhecimento favorecendo a tomada de decisão. Isto significa que ao detectar um novo desvio, o processo com o conhecimento das ações associadas aos indicadores de desempenho, não irá partir do início para solucionar o problema e sim da última ação tomada.
Outro ponto importante é integrar qualquer sistema aos Sistemas de Gestão da organização, inserindo os procedimentos do processo como Ajuda do sistema. As regras diárias dos processos e os procedimentos passam a ser únicos, facilitando o trabalho das auditorias e da análise crítica;

-Gestão Sistêmica dos Processos: Gerir os resultados preventivamente, fazendo análise crítica e tratando os desvios de forma integrada com os demais processos produtivos e apoios. A visão do todo garante solução mais eficaz nos processos. Gerir os desvios por meio do conhecimento das ações corretivas, preventivas e de melhorias já tomadas apoiando a tomada de decisão.
Garantir o comprometimento com os resultados estratégicos da empresa a serem alcançados (objetivos e metas);

-Comportamento e Cultura: A necessidade de trabalhar o comportamento das pessoas frente às mudanças é fundamental, o envolvimento e capacitação das pessoas (participação, treinamento e educação) garante o comprometimento com os resultados operacionais estabelecidos. A figura do Gestor (liderança) é fundamental para direcionar as mudanças;

-Resultados Obtidos: Os processos trabalhados de forma integrada com os Recursos e Sistemas, Comportamento e Cultura e Gestão Sistêmica dos Processos demonstra atingir facilmente os resultados estabelecidos.

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