Sistema de Gerenciamento pelas Diretrizes – GPD

Resumo

Quais as características de funcionamento (o que?)
Sistema de gestão que tem por objetivo o desdobramento das diretrizes anuais em metas e ações (medidas), a serem tomadas nos diversos níveis hierárquicos, utilizando a força intelectual dos colaboradores no estabelecimento de metas de sobrevivência da organização. Este processo é liderado pelo Diretor Presidente.

A metodologia do GPD – Gerenciamento pelas Diretrizes é também utilizada para assegurar a consistência e suficiência do desdobramento de metas assegurando a coerência entre os indicadores utilizados na avaliação da implementação das estratégias e aqueles utilizados na avaliação do desempenho dos processos.

O processo se inicia com a elaboração do quadro resumo de metas, que após aprovado pelo superior imediato é comunicado e divulgado no Workshop Contrato de Gestão que também tem o objetivo de compartilhar e alinhar as metas entre os gerentes dos diferentes departamentos. Nesse workshop também participam os diretores e é conduzido pelo presidente da empresa.

Após o workshop, é feita a segmentação dos itens de controle com a utilização do formulário Plano de Medidas, onde é verificada a necessidade de ações extrarrotina para o atingimento de determinada meta, (sendo na oportunidade utilizado as ferramentas de análise e solução de problemas como o diagrama de causa e efeito, diagrama de pareto, histograma, etc.). Seguindo temos o preenchimento dos Planos de Ação. É também nessa oportunidade avaliada a necessidade de interfuncionalidades, sendo para isso necessário o preenchimento do formulário Matriz de Interfuncionalidade, momento em que é obrigatória uma negociação com as áreas envolvidas sobre as condições e prazos para o atingimento das metas. Esse processo é sucessivo e é aplicado até o último nível gerencial.

Concluída essa etapa, todos os níveis hierárquicos devem executar e atualizar os seus planos de ação e ocorrendo algum desvio do que foi planejado, o superior hierárquico deve ser imediatamente comunicado, feita uma análise das causas e emitido o relatório de reflexão para cada meta.

Por fim, temos o cumprimento do calendário anual de reuniões que é definido previamente e são realizadas periodicamente nos diversos níveis gerenciais, iniciando sempre de baixo para cima.

Nessas reuniões são acompanhados e analisados os Itens de Controle, Itens de Verificação, o progresso dos Planos de Ação e os Relatórios de Reflexão do mês anterior, sendo tudo o que foi discutido e acertado anotado em uma Ata de Reunião que é distribuída aos participantes e partes envolvidas.

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