Seleção e Qualificação de Fornecedores

Resumo

A prática é alinhar a o Processo dos Fornecedores ao Modelo de Excelência da Gestão, influenciando nos processos de relacionamento com os mesmos e na geração de valor para a cadeia de suprimentos. A prática direciona os fornecedores para o caminho da excelência, oferecendo ferramentas de gerenciamento que garantam sua sustentabilidade socioambiental no mercado.

A seleção, qualificação e avaliação dos fornecedores acontecem de maneira estruturada e padronizada. Segundo procedimentos internos, os fornecedores de produtos e serviços são classificados pelo tipo de fornecimento considerando-se também a sua importância para o negócio da Empresa.  

O processo de Gestão de Fornecedores contempla três etapas: seleção, qualificação e avaliação do fornecimento.

 Seleção dos fornecedores: é oriunda da demanda dos serviços/produtos que são necessários ao funcionamento da Companhia. Esta etapa se inicia com a busca dos fornecedores no Mercado.

 Qualificação do fornecedor: após a seleção dos possíveis fornecedores, inicia-se a fase da qualificação, que é realizada por uma equipe multi disciplinar. Normalmente a equipe é composta de um empregado solicitante do serviço ou produto, um da Área de Suprimentos, um da Área de Segurança, Saúde, Higiene, Meio Ambiente e Qualidade, que se deslocam até os fornecedores selecionados munidos de um questionário de qualificação contendo vários requisitos tais como: Estrutura de Recursos Humanos, Política e Sistema da Qualidade, Planejamento e Programação, Política de Segurança, Política de Maio Ambiente, Saúde, Medicina do trabalho, Transporte, Alimentação, Legalidade, entre outros, são em torno de 100 perguntas sobre estes requisitos.  Após a aplicação deste questionário é gerada uma nota média, sendo 7(sete) a nota mínima para ao fornecedor estar qualificado.

Além disto, a Deten participa do PQF (Programa de qualificação de Fornecedores) gerenciado pela FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia),onde a qual realiza um diagnostico das fragilidades dos fornecedores, e  monta um programa de treinamentos para eliminar estas deficiências. Este relacionamento junto aos fornecedores tem a capacidade de estimular a melhoria e a inovação nos processos de fornecimento e nos produtos adquiridos. Este programa tem o intuito de promover a sustentabilidade dos fornecedores na Bahia.

Avaliação do Fornecedor – É realizada mensalmente, pelos requisitos: Qualidade, Pontualidade, Documentação Fiscal/Financeiro, Medicina do trabalho, Administração, Competitividade, Capacidade de Fornecimento, Certificações, SSHMAQ, Recursos Humanos, 5S, Administração de Contratos e Aditivos.
Além disto, visando a contratação de fornecedores de matérias-primas considerando as garantias de qualidade, histórico de fornecimento, volumes disponíveis e preços; Já com os fornecedores de materiais e serviços, são diferenciados em função da sua criticidade para o negócio. 

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post