RIVI – Relatório de Impacto de Vizinhança

Resumo

Quais as características de funcionamento (o que?)
O Relatório de Impacto de Vizinhança – RIVI é o instrumento utilizado pela Brasal para a avaliação de impactos ambientais urbanos devido a implantação e operação de empreendimentos efetivo ou potencialmente causadores de degradação ambiental. Tal estudo engloba um grande número de intervenções no meio, de impactos possíveis, e de componentes ambientais afetados.

O termo impacto de vizinhança é utilizado, portanto, para descrever prejuízos ou benefícios ocorridos em áreas urbanas, fruto das ações de empreendimentos urbanos.

Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive. As respostas ou manifestações daí decorrentes são resultados das percepções (individuais e coletivas), dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa.

Dessa forma, o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as interrelações entre o homem e o ambiente.

A fim de maximizar benefícios tanto produtivos como socioambientais, o RIVI consegue expressar a necessidade da sociedade, corroborando no processo de tomada de decisão dos gestores no intuito de sanar os possíveis conflitos gerados pela operação da Brasal. O RIVI é realizado em 4 etapas:

1° Etapa: Elaboração do questionário Sócio-Ambiental para ser aplicado na comunidade: O objetivo do questionário é realizar o levantamento do grau de interrelação e influências geradas entre a Brasal e as comunidades vizinhas e a avaliação da percepção destes aos possíveis impactos causados pela fábrica. Campos específicos foram elaborados no questionário para respostas abertas, ou seja, o entrevistado apresenta seu questionamento de livre argumentação sem ser levado a responder mediante opções de múltipla escolha. Esses espaços acondicionam o nível de conhecimento dos possíveis impactos sócio-ambientais existentes oriundos da implantação e operação da Brasal nessas comunidades.

2° Etapa: Delimitação da Área de Influência Direta: Em um raio de 2,5 Km (dois quilômetros e meio) determinou-se a área de amostragem, para aplicação dos questionários, utilizando-se o método estatístico Randomized Complete Block Design – RCBD. Este método é ferramenta de delineamento em blocos completamente casualizados. A casualização é feita por blocos ou grupos de unidades experimentais homogêneas e completamente aleatórias, procurando a obtenção de dados confiáveis. A estrutura de seu delineamento visa assegurar que as condições sob as quais os tratamentos são aplicados sejam as mais homogêneas possíveis, para prevenir a ocorrência de efeitos confundidos ou misturados nas variáveis respostas

3° Etapa: Aplicação de Questionário de Diagnóstico: Por meio de empresa terceirizada são aplicados os questionários utilizando a metodologia porta-a-porta, ou seja,entrevista pessoal com os moradores das comunidades vizinhas. Ao final, a empresa contratada elabora um relatório que é validado pela área de Gestão Ambiental.

4° Etapa: Análise dos Resultados: O relatório é analisado pela coordenação de Gestão Ambiental, validado pela Gerência de Gestão da Qualidade e os dados são utilizados durante o ciclo de planejamento estratégico.

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post