Programa Ecoelce – Troca de resíduos por bônus na conta de energia elétrica

Resumo

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, a cidade de Fortaleza gera mais de 41.000 toneladas de resíduos sólidos por mês. Mais de 36% desses resíduos podem ser reciclados no estado do Ceará e voltar a ser um novo produto. Contudo, apenas 7% deles chegam às indústrias recicladoras. Significa que, apenas na capital cearense, aproximadamente 30% de resíduos, que poderiam ser reutilizados, são descartadas por mês, diretamente no meio ambiente.

Foi notada uma forte correlação entre o volume de resíduos sólidos expedidos incorretamente na natureza e o poder de compras da população que o expede. Ao mesmo tempo, foi verificado que, grande parte dos lixos das ruas nas comunidades, é oriunda de residências com índices de inadimplência alta e com desvio de energia elétrica. Dois problemas que são resultados, principalmente, da incapacidade dos clientes pagarem suas contas de energia.

Em janeiro de 2007, a Coelce dirigiu esses problemas para a criação de uma solução sistêmica e integrada: o Programa Ecoelce, que tem como o seu principal objetivo aumentar o poder de renda da população, reduzindo o número de clientes inadimplentes, criando uma consciência cidadã e diminuindo a emissão de resíduos sólidos jogados ao meio ambiente.
Este consiste na troca de lixo reciclável (resíduo) por bônus na conta de energia elétrica dos clientes da Coelce, com destinação organizada do material recolhido à indústria de reciclagem.
Esse programa constitui um novo paradigma socioambiental, resultando na preservação dos recursos naturais e no pagamento das contas de energia elétrica, que propicia liquidez parcial e, em alguns casos, total das contas de energia da população, principalmente, mas não somente, de baixa renda.
É de fundamental importância citar que o Programa Ecoelce objetiva não apenas promover uma solução para os problemas financeiros dos clientes, mas contribuir para uma mudança cultural e de atitudes no seu modo de vida, favorecendo o uso racional dos recursos naturais, melhorando as condições de higiene e, em última análise, colaborando com práticas de cidadania.

O Ecoelce possibilita a troca de todo tipo de resíduo que o estado do Ceará pode reciclar. Recebe papéis, plásticos, vidros, metais e até óleo de cozinha. Essa lista cresce cada vez mais, ao passo que surgem empresas interessadas em reprocessar resíduos ainda não recicláveis. Há um preço para cada tipo de material, que varia conforme mercado de resíduos e o valor é repassado para a conta de energia que o cliente desejar.
O programa opera por meio de um sistema de gestão por meio do qual cada cliente que quer fazer parte do programa recebe um cartão Ecoelce eletrônico com os dados de identificação.  Os resíduos recolhidos pelo cliente são levados a pontos de coletas em locais de fácil acesso, muitas vezes em locais fornecidos por associações de bairro. Nesses pontos, cada tipo de resíduo é pesado e avaliado com base nos preços de mercado de cada material. O valor é imediatamente registrado no sistema, através do cartão do cliente e os descontos são passados por meio do sistema de faturamento da Coelce, “on line”. O sistema é transparente, e completamente acessível pelo cliente que vê os preços nos pontos de coleta e recebe no final o montante descontado, pagando, às vezes por vários meses R$ 0,00 para o seu consumo.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post