Programa de Gestão do Conhecimento do Abastecimento

Resumo

No Abastecimento (AB), a Gestão do Conhecimento (GC)é um processo articulado e intencional que faz uso de um conjunto de práticas de gestão objetivando a identificação, o desenvolvimento, o compartilhamento, a preservação e a proteção de conhecimentos estratégicos/críticos e dos ativos intangíveis, bem como compreender como utilizá-los e reutilizá-los, de forma segura, nos processos empresariais, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

O mapeamento dos ativos intangíveis direciona a criação, a implantação e o refinamento das práticas de Gestão do Conhecimento do Abastecimento. Segue abaixo resumo das principais práticas de GC do AB:     
 

1) Rodízio gerencial (6º ciclo): consiste na substituição de um empregado, com função gerencial de qualquer nível hierárquico, durante o seu período de férias por outro, também com função gerencial, proveniente de área com alto grau de relacionamento (área cliente ou fornecedora) ou atividades similares (área espelho). Aprimora a interface entre áreas afins ou complementares, estimula a troca de boas práticas, o desenvolvimento de competências de liderança e amplia a visão sistêmica dos participantes.
 

2) Rodízio Técnico (6º ciclo): prática na qual os empregados vivenciam, por pequenos períodos de tempo, suas atividades em outras áreas. Visa a acelerar o aprendizado de empregados em atividades correlatas às da sua Gerência, de forma a adquirir ou aprimorar os conhecimentos necessários para atuação em sua área de lotação, estabelecer ou estreitar relacionamentos com as áreas clientes/fornecedoras ou áreas-espelho, ampliar a visão sistêmica sobre processos correlatos, bem como compartilhar boas práticas entre as áreas participantes.
 

3) Encontros técnicos (5º ciclo): prática destinada à geração de conhecimentos, ao compartilhamento de boas práticas e à criação de redes de relacionamentos. Os encontros são eventos que promovem a identificação de oportunidades para melhorias em processos críticos e resultados da Companhia e estreitam o relacionamento entre áreas que utilizam conhecimentos críticos comuns em seus processos, apoiando as comunidades técnicas existentes;
 

4) Disseminação de Conhecimentos Críticos do PDRHE (Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Exterior) (6ºciclo): tem por objetivo garantir que empregados contemplados com capacitação no exterior (inserida no Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Exterior – PDRHE) compartilhem, com outros empregados que deles necessitem, os conhecimentos adquiridos de forma estruturada  (Kit PDRHE) e discutam a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. A disseminação ocorre em eventos específicos ou por meio da elaboração de projetos, cursos ou livros;
 

5) Tutor e Aprendiz (3º ciclo – 2006, 2007 e 2010/2011) : prática destinada a promover a disseminação e a manutenção de conhecimentos críticos  através do compartilhamento sistemático e estruturado entre tutor e aprendiz, tendo por premissa a transmissão de conhecimentos úteis e experiências aplicáveis aos processos vigentes de trabalho, aumentando o nível de proficiência dos empregados do AB;
 

6) Desenvolvimento de Coordenadores (4º ciclo) – Implementada em 2008 e refinada em 2010, objetiva identificar, de forma sistematizada e estruturada, as necessidades específicas para desenvolvimento direcionado do primeiro nível da carreira gerencial. Ocorre em ciclos bienais e contempla: mapeamento de perfil, identificação de necessidades de desenvolvimento e definição de plano de desenvolvimento;
 

7) Programa Mestres e Doutores (2º ciclo) – permite que, de forma proativa, sejam antecipadas as necessidades de desenvolvimento de conhecimentos estratégicos necessários para o médio e longo prazos, de acordo com os objetivos estratégicos definidos para o Abastecimento;
 

8) Base Integrada de Conhecimento SINAPSE (4º ciclo) –  ambiente integrado onde há o registro e compartilhamento das lições aprendidas, boas práticas e pontos de atenção, identificados durante as fases de um projeto ou execução de um processo.
 

Realizada de forma cooperada com Diretoria de Serviços – Gerência Executiva de Engenharia. Prática inter-relacionada ao Prêmio Apoena, Avaliação Interna da Gestão e Encontros Técnicos.
 

Desde 2007, a evolução do processo de GC é acompanhada pelo indicador de processo PCGC: Percentual de Contribuição para a Gestão do Conhecimento, desenvolvido pelo AB.

 

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