Programa de Gerenciamento de Resíduos no Grupo Fleury

Resumo

No Fleury, as primeiras ações estruturadas voltadas ao gerenciamento de resíduos datam de 1997, com a criação do Grupo de Gerenciamento de Resíduos, formado por representantes de várias áreas da empresa, cujo objetivo era a padronização dos processos de descarte de resíduos químicos e infectantes, em uma época na qual inexistia uma regulamentação clara sobre o assunto. Para isto, este grupo buscou diretrizes e boas práticas nacionais e internacionais para a definição das etapas de segregação, acondicionamento, identificação, transporte e armazenamento destes resíduos, monitorando todas as etapas do processo, desde a geração até o destino final, incluindo aí a avaliação das práticas adotadas pelas empresas terceiras envolvidas no processo. As principais etapas realizadas foram:

• Levantamento e classificação dos resíduos gerados
• Análise dos tipos e quantidade gerada em cada setor
• Aquisição e identificação de coletores
• Definição do fluxo de coleta
• Escolha e avaliação das empresas de coleta e destinação final
• Treinamento dos colaboradores
• Definição de indicadores e monitoramento do processo
• Descrição do PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de

Serviços de Saúde) e demais procedimentos internos

Particularmente, com vistas à redução do volume de resíduos químicos, foram adotadas medidas voltadas à redução dos desperdícios, tais como avaliação do volume mensal de reagentes utilizados pelos diversos setores, definição de estoque mínimo no setor, avaliação de medidas de controle de validade e de estoque no almoxarifado da empresa. A próxima etapa foi a avaliação do processo de gerenciamento de resíduos comuns. Como fruto desta etapa, em 1998 o Fleury implantou a coleta seletiva de materiais recicláveis, por meio da implantação da estrutura de coletores necessária e a realização de treinamentos setoriais para estímulo e orientação quanto à nova prática.

O atual programa de gerenciamento de resíduos adota padrões de referência na área. Além do descarte e destinação adequada dos diversos tipos de resíduos comumente gerados (biológicos, químicos, radioativos, comuns e recicláveis), o Fleury apresenta programas específicos para a destinação de lâmpadas fluorescentes, baterias, óleo comestível e filmes de Raios-X desprezados, dentre outros.

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post