Resumo
Com a aprovação do Projeto Terceira Pelotização, a Samarco decidiu investir na Preparação da mão-de-obra local para atuar nas obras. O programa envolve a base da comunidade, representada por seus líderes comunitários, se iniciou com cursos de formação de lideranças, em seguida para pequenos empreendedores (confeiteiro, salgadeiro, cabeleireiro, depilação, barman etc),
estimulando o emprendedorismo das pessoas sem perder de foco a vocação local dos municípios. Por último, passou a realizar capacitação profissional nas áeras de construção civil e montagem metalmecânica.
Os interessados em participar procuram os líderes comunitários ou se encaminham diretamente para a unidade mais próxima do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Após inscrição no Sine os jovens e adultos são encaminhados para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que realiza a seleção dos candidatos para os cursos. Após a conclusão do curso, eles voltam ao Sine para se colocarem à disposição das empreiteiras que irão contratá-los. Estas empresas são orientadas pela Samarco a priorizar a contratação desta mão-de-obra recém qualificada.