Resumo
A prática tem como finalidade principal socializar o novo colaborador à empresa e à sua área de trabalho por meio da transmissão de informações e esclarecimentos de dúvidas, tornando a sua inclusão na equipe um sinal de excelência.
Outros objetivos do Programa de Boas Vindas:
a. Fazer com que o novo colaborador se sinta à vontade, minimizando a ansiedade do primeiro contato com a empresa;
b. Formar no novo colaborador atitude positiva com relação à empresa e ao seu trabalho específico, fazendo com que o mesmo se torne parte integrante da empresa o mais rápido possível;
c. Informar e sensibilizar o novo colaborador sobre o ramo de negócio, os serviços oferecidos, missão, visão e valores da empresa por meio de uma visão sistêmica demonstrando que a consecução dos objetivos pessoais está vinculada à consecução de objetivos corporativos;
d. Informar acerca da estrutura funcional, disposições físicas das instalações e do local de trabalho;
e. Informar sobre os benefícios, práticas gerais, dias de pagamento e registro de freqüência;
f. Introduzir o novo colaborador nas questões relativas à segurança e à prevenção de acidentes;
g. Conscientizar a respeito do Código de Ética da ENERGISA e das normas e regulamentos do setor elétrico a serem seguidos.
O programa acontece em três momentos: a) contato presencial do colaborador com profissional do RH, para conhecer seus direitos, deveres, além de informações gerais sobre benefícios, remunerações, código de ética e para assinatura do contrato de trabalho; b) participação do colaborador no curso de Boas Vindas, que é realizado pela metodologia de Educação a Distância – EAD, através do qual o colaborador conhece a história da empresa, seu sistema de gestão, posicionamento estratégico, entre outras informações institucionais; c) participação do colaborador em reunião de integração com a diretoria, a qual é realizada mensalmente.