Pesquisa de mercado

Resumo

Pesquisas de mercado com dados coletados internamente e externamente. Diversas pesquisas são utilizadas como forma de obter conhecimento, são elas:

Pesquisa Nielsen – Coleta de dados de toda a área onde a Guararapes atua, trazendo informações macro com o objetivo de refletir tendências do mercado como um todo. Para ampliar o conhecimento sobre a concorrência, são feitas pesquisas mensais, que permitem balizar as principais ações, metas e volume de participação no mercado, abrangendo 99% do mercado dos produtos comercializados pelo grupo.
Reporta o fluxo de produtos com foco no setor de alimentos e bebidas, informando o share (participação de mercado) e informações de marketing. Podem ser extraídas comparações pertinentes entre os produtos Coca-Cola e os principais concorrentes, permitindo o acompanhamento do fluxo de consumo e vendas. As análises contemplam informações como volume, share, distribuição, preço, share de estoque, share de exposição e várias outras medições de todos os produtos do mercado, tanto da Coca-Cola quanto da concorrência, nos mercados e nas áreas de atuação. 

Pesquisas Internas ? Por meio da força de vendas, dos auditores de merchandising e do SAC ? serviço de atendimentos ao consumidor, coletam informações tais como: preço ao consumidor e ao revendedor, mark up do revendedor, estoques nos pontos de vendas, potencial de volume, satisfação do consumidor e principais problemas de mercado. Na pesquisa de preços, são coletados dados externos para monitorar o preço praticado no mercado, buscando capturar as oportunidades de receita, garantir a prática do ?preço correto? em cada mercado e identificar movimentos de preços da concorrência. 

Pesquisa do Auto-Serviço ? os promotores diariamente monitoram os preços praticados nas grandes redes com a finalidade de se evitar o abuso de preços, com aumento do mark up do PDV.

Pesquisas de campo –  Share of mind (lembrança da marca) e aceitação de novos produtos.

Pesquisa RED – Right Execution Daily – Coleta de dados externos com equipe interna, para verificar o nível de execução nos pontos de venda e direcionar a equipe para buscar a melhor execução. Esses resultados influenciam a remuneração do vendedor do respectivo PDV auditado.

Pesquisa GER ? Gerência e Execução de Resultado ? Mapeamento das maiores e melhores oportunidades, avaliação do volume, participação no mercado, cobertura e investimentos da Coca Cola e dos concorrentes por ponto de venda. Na pesquisa GER são identificados o perfil do cliente e a atuação da concorrência em cada um deles. A pesquisa é realizada com 100% dos clientes.

Rating de produto ? Esta pesquisa é realizada pela Coca-Cola Indústria Ltda. Mensalmente são recolhidas do mercado amostras de produtos, que são analisadas por meio de exames laboratoriais. Os principais itens avaliados são: levedura, aparência, gosto, carbonatação, brix ? proporção de açúcar. Este procedimento é realizado em todo o território nacional.
As informações são repassadas aos fabricantes por meio de relatório, gerando um ranking nacional. A pesquisa gera uma nota de conformidade dos itens avaliados (rating de produto), o que permite avaliar a qualidade do produto final, em comparação com as outras unidades no Brasil.

Pesquisas OBM (Ocasion Based Marketing) ? Informações da CCLI sobre o comportamento de compra do consumidor e as estratégias para capturá-lo nas diversas ocasiões de compra.

 

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