O que são sistemas de indicadores?

Entenda o conceito de indicadores e porque eles são importantes para sua organização

Ter um bom sistema de indicadores permite uma análise profunda e abrangente do desempenho da organização. A medição sistemática e periódica dos resultados, por meio de indicadores, permite que a organização faça intervenções precisas e fundamentadas que vão agregar valor à atividade da empresa. Mas afinal, o que são indicadores?

O que é um indicador?

Também denominado “indicador de desempenho”, é uma informação quantitativa ou qualitativa que expressa o desempenho de um processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação e que, em geral, permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo e compará-lo com outras organizações. Exemplos: lucratividade, rentabilidade, inadimplência, absenteísmo, produtividade, entre outros.

Pode-se dizer que existe uma diferença nos conceitos de dados, informações e indicadores. Um dos motivos dessa diferenciação é permitir comparações inerentes a outras organizações. Indicadores genuínos já carregam em sua essência uma possibilidade comparativa mais convincente.

Sistemas de indicadores

Os sistemas de indicadores refletem de maneira visível uma lógica complexa. Para ter uma análise precisa é necessário se munir de informações que se complementam.Um conjunto de indicadores permite, por meio de modelos de causa e efeito e sob vários ângulos, compreender o comportamento e o desempenho de uma organização.

Os sistemas de indicadores precisam obedecer a uma hierarquia, uma ordem de importância de acordo com os objetivos da organização.

Compartilhe este post