Melhores em Gestão®: TURBO BRASIL e ENERGISA MS são as grandes vencedoras do ciclo 2020

Por Patrícia Motta – FNQ

Cerimônia on-line aconteceu na tarde de hoje, com a participação dos executivos das duas organizações

Na tarde de hoje, 16 de março, aconteceu a cerimônia de entrega dos troféus do reconhecimento Melhores em Gestão® – ciclo 2020, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Duas organizações celebraram a conquista neste ciclo: a TURBO BRASIL, na categoria PRATA, atingindo a impressionante marca de cinco reconhecimentos consecutivos pela FNQ, e a ENERGISA MATO GROSSO DO SUL, na categoria BRONZE, logo em sua primeira participação na premiação.

O evento, realizado em formato 100% on-line, teve a participação do presidente do Conselho Curador da FNQ, Theo van der Loo, do presidente executivo da Fundação, Ronald Dauscha, e dos principais executivos das duas organizações – o presidente da TURBO BRASIL, Glauco Duarte Diniz, e o diretor-presidente da ENERGISA MS, Marcelo Vinhaes, além de outros membros da diretoria das empresas, do Conselho Curador da FNQ, especialistas e avaliadores voluntários, que acompanharam, ao vivo, diretamente de seus postos de trabalho.

Logo depois da abertura oficial do evento, que teve a execução do hino nacional, o mestre de cerimônias passou a palavra ao presidente do Conselho Curador da FNQ, que deu as boas-vindas a todos os participantes e ressaltou a importância da conquista do Melhores em Gestão® em um ano onde a incerteza do mercado, dos cenários e da economia mundial, por conta da pandemia, foi mais impactante nas empresas do País.

Ronald Dauscha foi o segundo a falar e enfatizou o posicionamento da FNQ, que também precisou se adaptar diante da pandemia. “Com foco na inovação, nas metodologias ágeis, no desenvolvimento de desdobramentos do MEG para diversos setores da economia, como Agro e Startup, por exemplo, estamos auxiliando as empresas na reestruturação da gestão diante desse momento caótico”, explanou o presidente executivo da FNQ.

Dauscha disse, ainda, que o Melhores em Gestão® está no centro das ações da Fundação para o cumprimento de sua missão, que é ajudar as organizações, por meio da excelência da gestão, a serem mais produtivas e competitivas no mercado, contribuindo para o crescimento do Brasil e do aumento de sua representatividade frente ao mercado mundial.

Na sequência, como sempre acontece nas cerimônias presenciais e, agora, na on-line, houve o reconhecimento do trabalho dos avaliadores do Melhores em Gestão®, com homenagem aqueles que completaram, em 2020, cinco, 15, 20 e 25 ciclos de atuação em reconhecimentos da FNQ. “Muitos desses voluntários vivenciaram as transformações pelas quais a FNQ passou ao longo dos anos, adequando-se para atender às demandas dos novos cenários em constantes mudanças. Para eles, atuar como avaliador do Melhores corresponde a um MBA por ano, tamanha a troca de experiências e dedicação de cada um deles”, disse o mestre de cerimônias.

Foram homenageados: por cinco ciclos de atuação no reconhecimento da FNQ – José Cláudio Silva dos Santos; por 15 ciclos – Sérgio Sabino de Carvalho E Silvio Bitencourt da Silva; por 20 ciclos – Marcos Antônio Rodrigues Massaro e Mauro Sérgio Sguerra Paganotti; e por 25 ciclos, completados há dois anos, Ricardo Motta.

ENTREGA DOS TROFÉUS

A ENERGISA MATO GROSSO DO SUL foi a primeira organização a receber no evento, simbolicamente e a distância, o troféu do Melhores em Gestão®. O diretor-presidente da empresa, Marcelo Vinhaes, foi o responsável por erguer o prêmio tão esperado e celebrado pela equipe. “O MEG é a ferramenta que utilizamos para desenvolver o time e melhorar nossos resultados. E sabemos que podemos avançar ainda mais para sermos referência em sustentabilidade, inovação e governança. Parabenizo a FNQ pelo importante papel de disseminadora das melhores práticas”, disse o executivo em seu discurso.

O presidente da TURBO BRASIL, Glauco Duarte Diniz, recebeu o troféu pela quinta vez e enalteceu a participação de todos os colaboradores, em mais uma conquista, e a importância do MEG para a empresa. “Quero agradecer a toda a equipe da TURBO, que participa, ano após ano, da busca constante pela excelência com tanto engajamento. Nunca pensei que estaríamos aqui pela quinta vez recebendo o reconhecimento. Uma das coisas que mais me deixa feliz é saber que a cultura da excelência está enraizada na empresa. O MEG nos auxilia em tudo isso. Seria muito bom que outras organizações percebessem a importância do modelo”, disse.

Ronald Dauscha fez o encerramento da cerimônia, onde agradeceu a participação de todos e a conquista das duas organizações, lembrando que o Regulamento do ciclo 2021 do Melhores em Gestão® já está disponível para download (clique aqui).

No final, todos posaram para fotos virtuais e celebraram, ainda mais, a conquista.

INFORMAÇÕES SOBRE O CICLO 2020

O ciclo de 2020 contou com a participação de seis empresas candidatas, sendo que somente uma não realizou a etapa de visita e não finalizou o processo.

De todas as candidatas, duas são do Estado do Paraná, uma de Minas Gerais, uma do Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso do Sul e uma do Rio Grande do Sul.

Entre as candidatas, duas são do setor de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, uma de Distribuição de Energia Elétrica, um Instituto de Pesquisa/serviços tecnológicos, uma do setor Automotivo e uma de Serviços/Manutenção.

Em relação ao porte, tivemos três grandes empresas e três médias.

Entre as reconhecidas, temos uma distribuidora de energia elétrica e uma de Serviços/Manutenção.

Compartilhe este post