LAUDOS MÉDICOS POR CORRESPONDÊNCIA

Resumo

A solicitação de laudos pelo paciente ou responsável legal era realizada manualmente na Seção de Laudos. Existiam grandes filas de espera, ocasionando insatisfação dos clientes. Ocorria o comparecimento dos pacientes para retirada dos laudos antes do prazo estipulado, gerando conflito e transtorno emocional, mesmo sendo orientados quanto ao prazo de entrega da documentação. 

Existiam dificuldades na confecção dos laudos devido à falta de colaboradores e falha de informações nos prontuários, além do fluxo intenso de pessoas no Prédio dos Ambulatórios.
Foi realizado Contrato com a Agência dos Correios para envio dos laudos médicos por correspondência via SEDEX. Passou-se a fazer solicitação eletrônica de laudos médicos na Seção de Matrícula e Internação, com acomodações adequadas para espera, sistema eletrônico de senha para organizar a fila e ampliação do número de guichês de atendimento (de 01 para 12 guichês). Foi implantada a prática de Auditoria Interna de prontuários de internação, com check-list das informações e de impressos padronizados, prática esta, que veio facilitar e agilizar a liberação dos laudos. 

A confecção e entrega de Laudos Médicos ao paciente ou responsável legal passa a ser através de solicitação eletrônica, facilitando o controle e rastreamento da documentação, assim como recebimento dos prontuários pelo leitor de código de barras.

O colaborador da Seção de Matrícula e Internação recepciona o cliente, providencia solicitação informatizada seguindo os requisitos pré-estabelecidos, insere o registro de identidade hospitalar e recupera as informações armazenadas no sistema.
Inicia o processo de entrevista para atualização dos dados cadastrais (endereço, nº e CEP, data nascimento, documentação em geral), verifica a finalidade da solicitação e finaliza o pedido. O sistema emite um protocolo com numeração seqüencial, enviando pedido on-line para a Seção de Arquivo de Prontuários, com finalidade de liberação e entrega do prontuário.

O colaborador da Seção de Arquivo retira e entrega os prontuários na Seção de Laudos. O colaborador da Seção de Laudos recebe os prontuários, confere as informações e anexa ao pedido, passando em seguida para os Médicos e Chefia fazerem leitura dos prontuários e rascunho do laudo. Após a digitação em tela informatizada, é emitido o laudo e coletada a assinatura dos médicos responsáveis. É inserido o carimbo, envelopados e etiquetados para envio ao Serviço de Protocolo oficial do HCFMUSP, liberando os prontuários à Seção de Arquivo da Divisão de Arquivo Médico do Instituto Central.

 

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