Gestão Estratégica de Relacionamento com Clientes através de Pesquisas de Satisfação

Resumo

As Pesquisas de Satisfação de Clientes da AES Eletropaulo representam um importante veículo de captura de vetores de importância, satisfação, expectativas, tendências, níveis de informação e outras demandas dos clientes. Sua importância é estratégica: 25% da avaliação global das empresas no Prêmio ABRADEE é devido à categoria Satisfação de Clientes, cujo indicador comparativo utilizado é o ISQP da Pesquisa ABRADEE.

Além disso, o processo de gestão das pesquisas de satisfação de clientes na AES Eletropaulo, quando incentivado e perenizado, é excelente instrumento para a melhoria contínua da satisfação dos clientes, e o aprimoramento do relacionamento entre as partes.

Esse processo consiste em diversas etapas. Inicialmente, garantimos a (i) melhor realização das pesquisas de satisfação aplicadas anualmente (com Clientes Residenciais [Pesquisa ABRADEE] e com Clientes Corporativos), englobando revisão constante do questionário (incorporação e detalhamento de assuntos, revisão das áreas e atributos investigados [com insumos de pesquisas qualitativas, principalmente]), planejamento amostral (definindo estratos por segmento ou nível de tensão para Clientes Corporativos, ou Diretoria Regional e subregião para Clientes Residenciais) e acompanhamento do campo.

Depois, realizamos a (ii) análise dos resultados, envolvendo o uso de técnicas estatísticas e de segmentação de clientes, como árvore de decisão, análise fatorial, regressão, geração de análises geográficas com a discriminação de resultados por municípios e distritos e a aplicação de sofisticadas técnicas de regressão da satisfação geral a partir do uso de geoestatística, prática até então inédita no setor. Essas análises permitem identificarmos os atributos de maior potencial de melhoria para o resultado global, bem como os perfis de clientes ou regiões geográficas em que ações de melhoria devem ser endereçadas.

A (iii) disseminação dos resultados e a (iv) proposição de planos de ação de melhoria é praticada de forma ampla e conectada, através de apresentações e discussões envolvendo todos os níveis da organização, eventos específicos denominados ?Usina de Ideias?, e Programas Integrados de Satisfação de Clientes, que criam ambiente propício para a discussão, utilizando brainstorming e outras metodologias, que permitem a criação irrestrita, catalogação, seleção e detalhamento de idéias, que são, enfim, responsabilizadas, orçadas, organizadas no tempo, atreladas às ferramentas de planejamento estratégico e acompanhadas.

Essa metodologia se completa, indutivamente, com a (v) identificação de novas necessidades de pesquisa para aprofundamento de temas relevantes, e a retomada do ciclo com a aplicação da etapa (i), constituindo um ciclo PDCA/PDCL genuíno. Outras pesquisas de satisfação são aplicadas de forma complementar pelo Call Center e Lojas de Atendimento, através de metodologias tradicionais ou Mystery Shop.

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