Gerenciamento da Rotina Diária – GRD

Resumo

Quais as características de funcionamento (o que?)
Gerenciar a rotina diária, padronizando os processos de trabalho e envolvendo diretamente toda a base operacional da empresa, na gestão dos processos organizacionais de rotina.

Implantado inicialmente em 2005, o GERENCIAMENTO DA ROTINA DIÁRIA – GRD foi disseminado e melhorado continuamente para aplicação, monitoramento e controle em todos os departamentos da ENERGISA SERGIPE.

Dentre os processos existentes no Gerenciamento da rotina diária estão os principais processos:
Atendimento a Clientes; Planejamento; Projeto; Construção; Manutenção; Operação; Ligação; Medição; Faturamento; Arrecadação; Ouvidoria.
Comercialização de Energia; Recursos Humanos; Coordenadoria de Assuntos Jurídicos; Assessoria de Comunicação Social, Assessoria de Marketing; Administração de Materiais; Administração de Transportes; Telecomunicações e Novas Tecnologias; Tecnologia da Informação; Secretaria Geral; Contabilidade e Finanças; Assessoria de Obras Civis; Manutenção de Equipamentos da Distribuição e Assessoria de Gestão Estratégica
A Ferramenta criada para a Padronização e Gerenciamento dos processos da Rotina Diária foi um conjunto de 11 anexos em Excell , baseados nos ensinamentos do Professos Vicente Falconi , devidamente adaptados à realidade da ENERGISA Sergipe.

Os Anexos são preenchidos por todas as áreas, seguindo orientações do regulamento do GRD, Manual de Treinamento e Procedimentos Sistêmicos criados para controle de documentos e Registros.

A Documentação é reaprovada anualmente ou quando se fizerem necessárias mudanças estratégicas, entretanto devidamente validade pelo Diretor Presidente da ENERGISA Sergipe, também representante da Alta direção para os Assuntos da Qualidade.

TODA DOCUMENTAÇÃO É AUDITADA SEMESTRALMENTE SEGUINDO OS REQUISITOS DA NBR ISO 9001:2008.

Os processos estão devidamente descritos nos anexos e tem sua conformidade verificada para assegurar que a documentação e as rotinas, acontecem com sinergia e da mesma forma em todos os departamentos da ENERGISA Sergipe.

Abaixo descrição dos 11 anexos:
• Estabelecimento do Organograma do Negócio
• Descrição do Negócio do departamento
• Estabelecimento dos principais produtos e ou serviços, com Levantamento das necessidades dos clientes internos e externos e estabelecimento dos indicadores nas dimensões de “Qualidade, Custo, Entrega e segurança”
• Estabelecimento do Padrão Gerencial de Processos
• Fluxograma dos processos e Identificação das atividades críticas
• Elaboração de procedimentos Operacionais padrão para as atividades críticas
• Manual de treinamento nos procedimentos operacionais padrão
• Cronograma de Auditorias dos Procedimentos Operacionais Padrão
• Auditoria dos procedimentos operacionais padrão
• Demonstração gráfica dos indicadores com Análises críticas dos resultados
• Análise dos desvios através da utilização do Diagrama de causas e efeitos e Planos de ação, com Verificação da eficácia das Ações corretivas, preventivas e de melhoria contínua

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