GERENCIAMENTO DA ROTINA DIÁRIA – GRD

Resumo

Gerenciar a rotina diária, padronizando os processos de trabalho e envolvendo diretamente toda a base operacional da empresa, na gestão dos processos organizacionais de rotina. Implantado inicialmente em 2005, o GERENCIAMENTO DA ROTINA DIÁRIA – GRD foi disseminado e melhorado continuamente para aplicação, monitoramento e controle em todos os departamentos da ENERGISA SERGIPE.

 

Dentre os processos existentes no Gerenciamento da rotina diária estão os principais processos:

Atendimento a Clientes; Planejamento; Projeto; Construção; Manutenção; Operação; Ligação; Medição; Faturamento; Arrecadação; Ouvidoria.

Comercialização de Energia; Recursos Humanos; Coordenadoria de Assuntos Jurídicos;  Assessoria de Comunicação Social, Assessoria de Marketing;  Administração de Materiais;  Administração de Transportes;  Telecomunicações e Novas Tecnologias; Tecnologia da Informação; Secretaria Geral; Contabilidade e Finanças; Assessoria de Obras Civis; Manutenção de Equipamentos da Distribuição e Assessoria de Gestão Estratégica

A Ferramenta criada para a Padronização e Gerenciamento dos processos da Rotina Diária foi um conjunto de 11 anexos em Excell , baseados nos ensinamentos do Professos Vicente Falconi , devidamente adaptados à realidade da ENERGISA Sergipe. OS Anexos são preenchidos por todas as áreas, seguindo orientações do regulamento do GRD, Manual de Treinamento e Procedimentos Sistêmicos criados para controle de documentos e Registros. A Documentação é reaprovada anualmente ou quando se fizerem necessárias mudanças estratégicas, entretanto devidamente validade pelo Diretor Presidente da ENERGISA Sergipe, também representante da Alta direção para os Assuntos da Qualidade.

 

TODA DOCUMENTAÇÃO É AUDITADA SEMESTRALMENTE SEGUINDO OS REQUISITOS DA NBR ISO 9001:2008.

 

Os processos estão devidamente descritos nos anexos e tem sua conformidade verificada para assegurar que a documentação e as rotinas, acontecem com sinergia e da mesma forma em todos os departamentos da ENERGISA Sergipe. 

 

Abaixo descrição dos 11 anexos:

 Estabelecimento do Organograma do Negócio

 Descrição do Negócio do departamento

 Estabelecimento dos principais produtos e ou serviços, com Levantamento das necessidades dos clientes internos e externos e estabelecimento dos indicadores nas dimensões de “Qualidade, Custo, Entrega e segurança”

 Estabelecimento do Padrão Gerencial de Processos

 Fluxograma dos processos e Identificação das atividades críticas

 Elaboração de procedimentos Operacionais padrão para as atividades críticas

 Manual de treinamento nos procedimentos operacionais padrão

 Cronograma de Auditorias dos Procedimentos Operacionais Padrão

 Auditoria dos procedimentos operacionais padrão

 Demonstração gráfica dos indicadores com Análises críticas dos resultados

 Análise dos desvios através da utilização do Diagrama de causas e efeitos e Planos de ação, com  Verificação da eficácia das Ações corretivas, preventivas e de melhoria contínua.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post