Disseminação dos conceitos de melhoria contínua

Resumo

Em meados de 2005, a AES, em nível global, iniciou discussões sobre a adoção de práticas consagradas de melhoria de qualidade, como forma de construir um suporte padronizado para evolução sustentada de performance em todas as empresas do grupo ao redor do mundo, a partir do entendimento da significância da não-qualidade tanto nos resultados  financeiros, quanto na satisfação dos clientes. A metodologia escolhida como referência para esse trabalho foi o PDCA, também conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo do Melhoramento Contínuo, em função de sua simplicidade, amplo espectro de aplicação e grande experiência já acumulada por milhares de empresas de bens e serviços em todos os continentes.

A implantação do APEX – AES Performance Excellence, na AES Eletropaulo teve início em 2006, partindo de um planejamento de implantação, criação de estrutura de suporte, treinamento de um grupo estratégico de líderes e aplicação em projetos piloto divididos em 3 ondas, de forma a maximizar o aproveitamento de aprendizados acumulados. Complementarmente, uma ferramenta de suporte de aplicação, batizada de Guia APEX, foi internamente desenvolvida para servir de referencial sistêmico e auto aprendizado no desenvolvimento de projetos de melhoria contínua.

 

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post