Desenvolvimento da Inovação

Resumo

O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – P&D está estruturado nas seguintes etapas:

 Prospecção e estruturação da idéia

 Análise dos projetos

 Adequação

 Avaliação

 Envio do projeto para a ANEEL

 Execução

 Monitoramento e controle físico-financeiro

 Finalização

 Internalização

Processo de Seleção de Projetos: Tendo em vista a Aneel avaliar os projetos de P&D submetidos à agência ao longo de todo o ano, a coordenação do P&D da Celpe realiza um processo interno contínuo de seleção de projetos de P&D, submetidos pelas áreas da empresa, com base em critérios pré-definidos, definidos a luz da estratégia da Celpe e dos regulamentos estabelecidos pela Aneel. Esse processo de seleção interna tem como meta o envio de projetos a agência com intervalo de até 3 meses. Anualmente os temas norteadores para elaboração e seleção interna dos projetos de P&D na Celpe são definidos pelas Superintendências e Presidência da empresa com base no seu Planejamento Estratégico.

Dessa forma, os projetos de P&D surgem de duas formas:
– as áreas da Celpe interessadas em desenvolver projetos de P&D, buscam no mercado ou através das indicações da Coordenação do Programa de P&D da Celpe, instituições de pesquisa ou empresas de base tecnológica para elaborarem e executarem seus projetos de P&D, sob a coordenação do P&D da Celpe, ou
– em uma abordagem “Open Inovation”, a Coordenação do Programa de P&D da Celpe busca no mercado idéias inovadoras alinhadas aos temas de interesse da empresa, para que as áreas da Celpe elejam quais delas são de seu interesse. As idéias selecionadas serão estruturadas em projetos de P&D em um trabalho conjunto entre Coordenação do Programa de P&D Celpe – área funcional da Celpe – instituição/empresa proponente da idéia.

Processo de Execução de Projetos: Iniciando a execução dos projetos, a Coordenação do P&D da Celpe realiza uma reunião com a equipe de cada projeto, podendo ter ainda a presença de representante das intervenientes dos contratos de prestação de serviços. A reunião visa promover um nivelamento técnico do projeto e das normas e procedimentos inerentes à gestão executiva dos projetos de P&D, provenientes do modelo de gestão do Programa de P&D, minimizando, assim, a possibilidade de não-conformidades executivas dos projetos.

Durante a execução do projeto, as informações técnicas da equipe Celpe são somadas ao conhecimento científico da equipe contratada para desenvolver a pesquisa, possibilitando que o projeto de P&D possa ser executado atendendo as necessidades dos agentes envolvidos. A partir desse intercâmbio de conhecimento ao longo de todo o projeto, é que o produto previsto é desenvolvido.

Processo de Finalização e Internalização: Nessa fase todos os documentos sobre o desenvolvimento físico e financeiro do projeto e seus resultados são formatados, divulgados e arquivados. A implementação dos resultados dos projetos é avaliada após 1 ano do término do projeto.

Os projetos de P&D são elaborados, executados e implementados em diversas áreas da Celpe, em temas como: fontes alternativas de geração de energia elétrica,  meio ambiente,  segurança,  eficiência energética,  planejamento de sistemas de energia elétrica, operação de sistemas de energia elétrica,  supervisão, controle e proteção de sistemas de energia elétrica,  qualidade e confiabilidade dos serviços de energia elétrica,  medição, faturamento e combate a perdas comerciais e responsabilidade social. 

Plano de Comunicação do Programa de P&D da Celpe: É realizado anualmente, ações de comunicação do Programa de P&D da empresa. Inicialmente (2003 a 2006) foram realizados seminários anuais com o objetivo de sensibilizar a empresa para a prática de pesquisa, de forma a induzir as áreas da Celpe a elaborarem projetos de P&D.

 

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