Comunidade Online – Telecentros – Instrumento de Parcerias para Inclusão Digital e Acesso a Serviços Online em Comunidades de Baixa Renda.

Resumo

A relação com comunidades tem indicado necessidade de ações que busquem a promoção de atividades que apontem para o desenvolvimento local sustentável, com o objetivo de fortalecer a postura de empresa-cidadã e estreitar os canais de comunicação de forma recíproca entre os clientes e a CELPE. Diante disso, investir na construção de telecentros em comunidades de baixa renda em parceria com o Banco do Brasil, proporcionando a inclusão digital e alfabetização tecnológica aprofunda a visão da educação entendida como prática social transformadora da sociedade.

Para a Celpe implantar um telecentro, é necessário que a comunidade ou organização que irá sediar o telecentro desenvolvam estratégias para garantir a viabilidade do projeto como: manutenção da estrutura, equipamentos, materiais e pessoal, através de parcerias com empresas e poder público. Ao receber o oficio de solicitação de computadores, a coordenadora do projeto realiza a visita técnica com o Banco do Brasil para fazer avaliação do local e verificar a real necessidade da comunidade. Nessa visita observamos se há infra-estrutura do espaço para receber os computadores, ventilação, segurança e acesso fácil para o público. Uma vez atendido esses critérios, a Celpe realiza a implantação e inauguração do telecentro para que todos da comunidade fiquem sabendo do novo projeto.

O telecentro dispõe de 10 (dez) microcomputadores, 1 (uma) impressora, 1 (um) servidor, acesso à internet e todo o sistema interligado em rede trabalhando na base linux. Os microcomputadores e impressoras são disponibilizados a partir da substituição da plataforma Tecnológica da CELPE.

Deve-se considerar que um Telecentro não tem por filosofia ser uma instituição lucrativa e sim auto-sustentável. Isso significa que os recursos buscados para a sua sustentação não devem ser maiores do que o necessário para que ele se mantenha funcionando, dia-a-dia. Ainda tratando sobre a sustentabilidade do telecentro é importante destacar a utilização de software livre neste ambiente, desta maneira, assume papel importante, pois é por meio dele que os Telecentros se tornam economicamente viável. Isso explica a importância em destacar tal conteúdo no conjunto desse trabalho porque são temas que se complementam, ou seja, a existência e manutenção dos Telecentros dá-se prioritariamente, em função da possibilidade de uso do software livre. 

Por fim, realizamos reuniões de acompanhamento com os coordenadores dos telecentro para sensibilizar com o compromisso da conservação e do espaço.

As principais demandas da comunidade no uso do Telecentro são: cursos de informática básica, digitação, acesso à internet, reuniões das comunidades, oficinas de artesanato, acesso à conta bancária, serviços da CELPE, cadastro de CPF e elaboração de currículos.

 

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