Comunicação da estratégia – o Projeto Bússola

Resumo

O Projeto Bússola surgiu da necessidade de orientar o esforço de todos os colaboradores na mesma direção e de propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento das mudanças culturais necessárias à internalização dos valores e princípios organizacionais. Esta prática consiste no processo de comunicação de informações sobre as estratégias, bem como missão, visão e valores, para todos os colaboradores do Grupo Energisa, por meio da associação deste conteúdo a um assunto lúdico. Tem por objetivos promover a transparência em relação aos objetivos organizacionais; melhorar o entendimento dos colaboradores acerca de suas responsabilidades e contribuições para os objetivos da organização; dar um sentido novo para a rotina, um valor maior para o trabalho à medida que se amplia a visão das prioridades da organização; mobilizar para a mudança de atitude e busca de melhorias no trabalho; e aproximar os objetivos individuais dos objetivos organizacionais. Foi iniciado em 2008, mas recebeu este nome apenas em 2009, quando foi necessário definir um escopo mais robusto de ações em virtude de uma grande transformação no Grupo: a mudança da marca. Esta prática é desenvolvida em três etapas, a saber: comunicar, envolver, e comprometer. Na primeira etapa, a liderança é utilizada como multiplicadora da mensagem, sendo o principal canal de comunicação da estratégia, com foco no cliente. Esta comunicação é iniciada com dois tipos de reuniões presenciais: o Bússola Gestores e o Bússola Colaboradores. Na reunião com os gestores, realizada anualmente na primeira quinzena de Fevereiro, o Presidente e os Vice-presidentes da Holding, junto com os Diretores das Unidades de Apoio – UA’s e os Presidentes e Diretores das Unidades de Negócios – UN’s, comunicam a todos os gestores do Grupo os principais desafios para o próximo triênio, e informam o que é esperado deles para que estes objetivos sejam cumpridos. No encontro com os colaboradores, realizado entre a segunda quinzena de Fevereiro e a primeira quinzena de Março, o evento é realizado pelos Presidentes e Diretores das UN’s, onde são percorridos os principais locais das áreas de concessão em que nossas empresas estão situadas para fazer a comunicação da estratégia para todos os colaboradores. Depois destas reuniões, os gestores são convidados a comunicar para suas equipes quais são as metas do ano, qual será o foco de seu trabalho, e ressaltar para seus subordinados de que forma a área irá contribuir para concretizar as estratégias que lhes foram apresentadas. Na segunda etapa as ações são planejadas de acordo com a complexidade da mensagem a ser comunicada, e são definidas múltiplas ações para consolidar a mensagem comunicada na primeira etapa, com foco na integração. Para isto, são utilizados diversos canais de comunicação para cobrir todos os públicos – presencial, jornal, intranet, quadro mural, banners, gestão à vista. Nesta segunda fase, detalha-se o conteúdo comunicado, é estimulado o público a interagir, responder, entender. Nesse momento passa ser fundamental participar. Na terceira etapa, são desenvolvidas ações rituais e participativas, gerando uma compreensão mais amadurecida de processos e papéis, com foco em atitude e eficiência. Três ações desenvolvidas nesta etapa merecem destaque: EAD Sistema de Gestão Estratégica Energisa; criação da Rede de Gestão; e o Seminário Melhores Práticas.

O curso em EAD foi desenvolvido em 2009, e todos os novos colaboradores do Grupo Energisa participam dele – ferramenta importante para aprofundar o Modelo de Gestão e ferramentas ; A criação da Rede de Gestão surgiu da necessidade de direcionar a comunicação para os multiplicadores, da qual fazem parte os gestores, as equipes de gestão – GGE e GA’s, e os facilitadores de gestão. E o Seminário Melhores Práticas surgiu para promover e incentivar o trabalho em equipe e atitudes voltadas para a inovação e melhoria nos processos e serviços das empresas do Grupo Energisa; bem como valorizar a atitude do colaborador que faz diferente e faz a diferença no dia a dia do trabalho. O Evento Melhores práticas incentiva a atitude para realizar as Diretrizes estabelecidas na Bússola Energisa.

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post